O prazo das escolas municipais para se inscrever no programa do governo federal “Mais Cultura nas Escolas” foi prorrogado até a primeira semana de agosto. As inscrições seriam encerradas neste domingo (30). Os projetos devem ser cadastrados e enviados, pelos dirigentes, via Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação. O processo de avaliação será conduzido pelos ministérios da Cultura e da Educação. Podem se cadastrar as unidades beneficiadas no “Mais Educação”.
A intenção do “Mais Cultura” é reforçar a estruturação de uma Política Nacional de Cultura para a Educação. De acordo com a coordenação do “Mais Educação” da rede de ensino, as escolas municipais devem elaborar junto com a iniciativa cultural parceira, um plano de atividade cultural, especificando qual a atividade cultural a ser executada e fundamentar o projeto conforme as regras. Com isso, a escola municipal deve desenvolver um projeto cultural com duração mínima de seis meses, consecutivos ou não.
A previsão é que 34 mil escolas municipais e estaduais da rede pública contempladas pelos programas “Mais Educação” e “Ensino Médio Inovador” sejam inscritas no programa “Mais Cultura”. Em Macaé, as escolas municipais são: Carolina Curvello Benjamin, Ancyra Gonçalves Pimentel, Botafogo, Eraldo Mussi, Professora Elza Ibrahin, Pedro Adami, Professora Maria Letícia Santos Carvalho, Maria Isabel Damasceno Simão, Cieps municipalizado Darcy Ribeiro, Leonel de Moura Brizola, Aterrado do Imburo e Oscar Cordeiro.
Mais Educação- No “Mais Educação” são desenvolvidas oficinas como reforço escolar de letramento e matemática, dança, canto, teatro, voleibol, educação ambiental, tênis de mesa, xadrez, promoção da saúde, capoeira, banda de fanfarra, judô, ginástica rítmica e educação em direitos humanos.
Mais Cultura - O programa vai apoiar diversas linguagens artísticas (capoeira, música, teatro, audiovisual, literatura, circo, dança, contação de histórias, artes visuais) e manifestações da cultura (rádio, internet, jornal, culinária, mitologia, vestuário, mestre e saberes populares). O programa vai financiar, neste ano letivo de 2013, cerca de cinco mil projetos. Cada um dos projetos coletivos culturais selecionais pelo governo federal vai receber valores entre R$ 20 mil e R$ 22 mil, proporcionalmente calculados em relação ao número de alunos registrados no censo de 2011. Os recursos poderão custear contratação de serviços culturais necessários às atividades artísticas e pedagógicas, aquisição de materiais de consumo, contratação de serviços diversos, locação de transportes, serviços e equipamentos e aquisição de materiais permanentes.
Para mais esclarecimentos sobre a formulação dos projetos, os diretores podem procurar de terça à sexta-feira, das 8h às 17h, a sede da Secretaria de Educação, que fica na Rua Antero Perlingeiro, nº 402, Centro. Além disso, os interessados podem enviar e-mails para os endereços fernambergsantos@macae.rj, marisegonçalves@macae.rj.gov.br ou maisculturanasescolas@macae.rj.gov.br.