O sonho de conquistar um diploma em um curso superior é o desejo de muitos jovens, adultos e idosos. Para ajudar a realizar essa conquista, a Prefeitura de Macaé, por meio do Programa Pré-Vestibular Social, ajuda a concretizar esses sonhos há 20 anos.
O coordenador do Pré-Vestibular Social, Marcelo Vizeu, destaca que os bons resultados podem ser atribuídos ao comprometimento da equipe, que em sete meses recebe a missão de passar todo conteúdo do ensino médio aos alunos que desejam fazer as provas do Enem. Foram aprovados 39 estudantes e essa lista pode aumentar, conforme a reclassificação realizada pelas universidades.
“É uma oportunidade de mudança de vida para esses alunos e trabalhadores que frequentam o curso à noite e estudantes que vieram do Ensino de Jovens e Adultos (EJA)”, destacou.
Para o aluno participar do programa, é necessário estar cursando o 3° ano do Ensino Médio ou já ter concluído. “Não há limite de idade. Temos seis turmas que funcionam nos períodos da manhã, tarde e noite de segunda a sexta. A previsão é que as alunas iniciem no mês de março”, explicou.
Um dos maiores desafios dos estudantes é sem dúvida ter uma boa pontuação na redação do Enem. O professor Rodrigo Araújo, há 16 anos, tem a tarefa de orientar esses alunos para que eles tenham um bom desempenho na prova.
“Recebemos alunos de todas as idades, até idosos com mais de 65 anos e sempre há muita dificuldade na hora de fazer a redação. Nós sonhamos com eles e damos apoio e suporte, o que muitas vezes eles não recebem de suas famílias. O trabalho é duro, sempre os incentivando”, disse.
O coordenador Marcelo Vizeu disse ainda que para saber como está o aprendizado dos alunos, é realizado três simulados por ano, com 180 questões e mais a redação.
“É importante esses exercícios, pois na hora que eles vão enfrentar de fato as provas do Enem, eles estejam preparados, principalmente para administrar o tempo”, ressaltou.
Sonhos alcançados
Empenho, dedicação e muita disciplina para os sonhos serem alcançados. Esses foram os ingredientes principais para que os estudantes do Pré-Vestibular Social da Prefeitura de Macaé tivessem bom êxito no Enem.
Maria Clara de Oliveira, de 18 anos, conta que fez o seu primeiro Enem no ano de 2023. “Passei para engenharia, mas, descobri que não queria fazer esse curso. No ano passado fiz a aula do Pré-Vestibular Social e resolvi fazer as aulas. Estudei no Luiz Reid e uma professora me informou da existência desse programa”, contou.
Ela acrescentou ainda que depois de muito empenho e dedicação aos estudos diariamente, conseguiu conquistar o sonho de frequentar o curso de Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
O jovem Gabriel Caetano, de 18 anos, que fez o ensino médio no Ciep da Aroeira, teve comemoração dupla, pois ele passou para duas universidades. “Passei para Engenharia Elétrica para o Instituto Federal Fluminense (IFF) e Engenharia Mecânica, para uma universidade particular. Não tinha hábito de estudar todos os dias e aqui aprendi a fazer redação que é fundamental no Enem. Em matemática tive uma boa pontuação”, diz.
Outra aluna que também alcançou seu objetivo foi a Emilli Luz, de 18 anos de idade, que passou em 2º lugar para o curso de Letras pelo Sisu e para o Instituto Federal Fluminense. “Eu tenho transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e fui bem acolhida pelos professores que tiveram paciência em explicar a matéria quando não entendia. Recebi o incentivo e agarrei essa oportunidade”, comentou.
Para Jayne Oliveira, de 17 anos, a experiência de fazer a prova para o Enem foi bem sucedida na primeira vez que concorreu. Ela também é ex-estudante do Ciep da Aroeira.
“Há dois anos decidi que iria fazer medicina veterinária e fiquei muito feliz de ter passado de primeira. Os professores são muito bons”, elogiou.
A estudante Sthefani Kenup, de 21 anos, conta que concluiu o ensino médio em 2022 e decidiu trabalhar e só depois no ano passado, que resolveu fazer o Pré-Vestibular Social.
“Sempre quis ser professora, só não sabia de qual disciplina. Passei para fazer o curso de História no Instituto Federal Fluminense (IFF), e foi o que me deu direcionamento nos meus estudos, pois fiquei algum tempo sem estudar”, disse a ex-estudante da escola Vanilde Natalino, na Barra de Macaé.
Lista dos alunos que conquistaram uma vaga na universidade.