O período de inscrições para o curso municipal gratuito preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), conhecido como Pré-vestibular social, foi reaberto nesta segunda-feira (4). Este ano, o índice de aprovação do preparatório em instituições públicas de ensino superior, ou com bolsas do Programa Universidade Para Todos (ProUni) e/ou do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi de mais de 70%. Para melhorar ainda mais este índice, a partir deste ano, o projeto oferecerá disciplina de matemática para revisão de conteúdos do ensino médio.
Os interessados devem se inscrever gratuitamente, na rua Teixeira de Gouveia, 634, térreo, no prédio da Fábrica de Cidadania, no Centro, das 8 às 20 horas. Os pré-requisitos para as vagas são: estar cursando o terceiro ano ou ter concluído o Ensino Médio. Será necessária a apresentação de originais e cópias de declaração de matrícula ou diploma, de documento de Identidade e CPF e de duas fotos 3 por 4. O primeiro período de matrícula no curso aconteceu de primeiro a 16 de dezembro de 2012.
As aulas terão início dia 18 de fevereiro. A prefeitura oferece um total de 300 vagas em três turnos: das 7h20min às 12 horas; das 13h20min às 18 horas e das 18h20min às 22h10min. São duas turmas de cerca de 50 alunos por turno. Dos 300 inicialmente matriculados, aproximadamente 75% concluem o curso. Para suprir as vagas ociosas, as matrículas continuam a ser feitas durante todo o ano.
Para garantir sua vaga, o estudante não pode ter mais de cinco faltas mensais. Dos 152 alunos que prestaram o Enem 2013, 108 foram aprovados em instituições públicas de ensino superior, ou com bolsas do Programa Universidade Para Todos (ProUni) e ou do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
O curso preparatório, criado há 10 anos, funciona há três na Fábrica da Cidadania com três salas de aula. Além da nova disciplina, o curso conta com aulas de inglês, espanhol, redação, literatura, língua portuguesa, matemática I e II, história do Brasil e geral, geografia, biologia, física e química. Todas com carga horária de três tempos de aula de 50 minutos. A Prefeitura fornece todo o material didático.
A metodologia e as apostilas foram reformuladas para adaptação a nova política educacional nacional voltada para o Enem. Mas alunos que pretendem participar dos processos seletivos da UERJ, Cederj e FeMASS também freqüentam as aulas. Os estudantes são em sua maioria oriundos de escolas públicas e na faixa etária entre 15 e 68 anos.
O estudante Mateus Barros Almeida, 18 anos de idade, passou em 1º lugar para Matemática no Cederj, em 6º para Engenharia na UFRJ/Macaé, além de ter passado em Engenharia Mecânica para a UERJ de Nova Friburgo. Ele considera que os cursos preparatórios para processos seletivos contribuem para a organização dos horários de estudo e para disciplina.
- O Pré-vestibular social auxiliou bastante com suporte de conteúdos e com incentivo dos professores que são muito bons. A rotina de estudo nos dá mais responsabilidade, diz.
Já a estudante do 3º ano, Camila Pereira, 16 anos, vê no curso preparatório uma oportunidade para melhorar seu desempenho. “Fiz o Enem 2013 como experiência, mas não tive um bom desempenho. Então decidi me inscrever no pré-vestibular para ter sucesso no próximo ano”, relatou.