Capoeira angola e regional, maculelê, puxada de rede, berimbalada e samba de roda. Com apresentação de todas essas manifestações artísticas da cultura afro, a Companhia Macaé de Capoeira lotou na noite de segunda-feira (14) o Teatro Macaé de Cultura, na pré-estréia da nova temporada do grupo, intitulada “Abanjá”. A prefeitura de Macaé apóia a Companhia.
- ‘Abanjá’ significa ‘na luta já’, em Iorubá – explica o mestre da Companhia Macaé de Capoeira, Anu. Com a musicalidade de berimbaus e atabaques, o grupo desnudou as danças de cultura afro, mostrando detalhes que caracterizam esta estética em elementos como as roupas dos homens e mulheres que compõem o grupo, a coreografia e a harmonia entre os integrantes.
- Um dos atrativos da apresentação é a capoeira angola, a mais primitiva, que mostra a roda tradicional e que originou a capoeira regional – destaca Anu, comentando que a Companhia visa resgatar com a capoeira, a cultura afro em Macaé e divulgar esta arte. As cinco dançarinas da companhia que se apresentaram mostraram a dança de cultura afro, com preocupação em fazer uma integração com o público. Foram dez meses de ensaio até o grupo chegar ao Abanjá.
O assessor especial da prefeitura, Fernando Aguilera, que assistiu ao espetáculo, afirmou que a preservação e o incentivo à cultura brasileira é uma das preocupações da atual administração. “O que caracteriza um povo é a sua cultura e tradição. Por isso o governo municipal apóia projetos como o da Companhia, que valoriza a cultura afro e divulga as raízes de nosso povo”, destacou.
A Companhia Macaé de Capoeira se apresenta nos próximos dias 18, 19 e 20 no Sesi Macaé. No dia 18, o grupo entra no palco às 20 horas. Nos dias 19 e 20, o espetáculo terá duas sessões: às 18h30min e às 20h30min.