logo

Prefeita em exercício recebe comitiva do Assentamento Celso Daniel

08/12/2009 09:48:38 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Kaná Manhães

Assentamento desenvolve vários projetos

Projeto Agrofloresta e Patrulha Agrícola, Agroecologia, Apicultura, Fibra e Arte são algumas das atividades que já são desenvolvidas no Assentamento Celso Daniel. Para apresentar esses trabalhos que já acontecem no local, um grupo da Cooperativa Agropecuária e Agroindustrial da Agricultura Familiar dos Produtores e Trabalhadores Rurais do Assentamento Prefeito Celso Daniel (Coopmac) se reuniu nesta segunda-feira (7) com a prefeita em exercício, Marilena Garcia.

O deputado estadual e vice-presidente da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Gilberto Palmares, também participou do encontro.

- Temos que continuar dando apoio aos assentamentos que desenvolvem trabalhos sérios, transparentes e efetivos -, disse Marilena Garcia.

O presidente, José Ronaldo Batista, a administradora, Miriam Marins e o diretor de produção da Coopmac, Jaime dos Santos e a pedagoga, Francisca de Fátima Oliveira, participaram do encontro.

- Iniciamos o projeto de Apicultura, com apoio da secretaria Municipal de Meio Ambiente, há pouco tempo e já colhemos 150 litros, em seis meses esperamos chegar ao dobro. Em parceria com a subsecretaria de Agricultura, temos os projetos Patrulha Agrícola, com apoio técnico e de máquinas ao plantio de hortigranjeiros, e o Agrofloresta voltado para o reflorestamento de áreas do assentamento. O projeto de Agroecologia foi desenvolvido pela Emater, Pesagro e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). A secretaria de Estado de Agricultura vai promover em janeiro, curso de apicultura e também o projeto Balde Cheio, para aumentar a produção leiteira, disse Miriam Marins.

Este ano, a subsecretaria de Agricultura preparou o solo de 99 dos 188 lotes do Assentamento. No primeiro semestre, foram feitas doações de sementes de feijão e, no segundo, de milho.

De acordo com o presidente da Coopmac, o objetivo é implantar uma creche e, se possível, uma escola do primeiro ao quinto ano. Para isso, foi entregue um projeto para a implantação da escola dentro do Assentamento Celso Daniel, idealizado pela pedagoga, Francisca de Fátima Oliveira. O assentamento possui cerca de 60 crianças de zero a cinco anos e, as crianças do primeiro ao nono ano estudam em escolas do Imburo e do Engenho da Praia.

- Nossa intenção é de também sermos beneficiados pela lei federal que obriga a compra de 30% da merenda escolar de produtores do próprio município -, explicou José Ronaldo Batista.

O assentamento já produz aipim, feijão, milho, quiabo, abóbora, feijão de corda e acerola. A intenção também é produzir cenoura, beterraba e hortaliças (projeto Mandala).