Foto: Ana Chaffin
Brasil Offshore é a terceira maior feira de petróleo do mundo
Em visita ao Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, nesta sexta-feira (19), o prefeito Dr. Aluízio destacou que a 8ª edição da Brasil Offshore - Feira e Conferência Internacional da Indústria de Petróleo e Gás, que será realizada de terça a sexta-feira (23 a 26), em Macaé, terá como principal discussão o presente e o futuro do petróleo no Brasil. Considerada a terceira maior feira de petróleo e gás do mundo, a Brasil Offshore acontece num momento em que as pessoas "querem saber para onde vai o petróleo", disse o prefeito.
- Esse é um momento único para a cidade e para o país, em que trazemos para Macaé a discussão desse cenário. Os principais representantes do setor de petróleo e gás estarão aqui em Macaé. Pelo quadro em que vivemos hoje no país, é hora de superação, de enfrentamento da crise. O município está pronto para esse momento, com toda infraestrutura, por isso chamamos toda a população macaense para participar da Brasil Offshore. É um evento privado, mas que movimenta toda a região. A expectativa é que essa seja 'a feira' - pontuou Dr. Aluízio.
O prefeito percorreu todo o Centro de Convenções e as tendas que abrigarão a Brasil Offshore, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo, Vandré Guimarães. "O mercado não fica esperando, ele é proativo, precisa sobreviver. A expectativa é que nessa edição da Brasil Offshore tenhamos mais relacionamentos de negócios realizados, pois será um momento em que as empresas virão com um maior direcionamento", ressaltou Guimarães.
O diretor de Eventos da Reed Exhibitions Alcantara Machado, Igor Tavares, que esteve reunido com o prefeito de Macaé no Centro de Convenções, destacou que a 8ª edição da Brasil Offshore terá um apelo maior e a expectativa é de receber 53 mil visitantes no pavilhão com 700 expositores, sendo 155 internacionais. "Os principais representantes do setor estarão aqui, entre empresas e instituições como a Onip (Organização Nacional da Indústria do Petróleo), IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis), Associação Brasileira das Empresas de Serviço de Petróleo (ABESPetro). Este será o primeiro encontro da indústria do ano e o principal evento que acontece na Bacia de Campos, de onde saem 80% da produção nacional", afirmou.
O evento terá a presença dos principais players do mercado, incluindo a participação da Petrobras. A palestra de abertura, às 14h de terça-feira (23), promete ser um dos destaques da feira e conferência. "Inflexões sobre petróleo: um novo marco regulatório", será o tema do painel, às 14h,com a presença do prefeito de Macaé, do senador José Serra, do diretor-geral da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip), Elói Fernández e Fernández, do secretário executivo do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), Milton Costa Filho, logo após a abertura oficial da Brasil Offshore, às 12h, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho.
O jornalista econômico George Vidor fará um panorama do setor.
Mudanças para a área petrolífera para as regras em vigor de exploração de partilha do pré-sal serão debatidos no painel. Tramita no Congresso a proposta do senador José Serra que altera o modelo de partilha atual, em vigor desde 2010, que fixa uma participação mínima de 30% da Petrobras entre as empresas que compõem o consórcio responsável pela exploração. Serra propõe um novo modelo de exploração de partilha do pré-sal, diminuindo o percentual da empresa e favorecendo o mercado.
- O único fato novo no cenário do petróleo é a proposta do senador José Serra - completa Dr. Aluízio.
Estão confirmadas mais de 700 empresas como Weatherford, Oil States, Air Liquide, Bosch, National Oilwell Varco, Mobil, Parker, Mills, Wärtsilä, Cosan e as operadoras Shell, BP e Repsol e ainda mais de 150 novas empresas, de setores como sísmica, produtos químicos, indústria naval, válvulas, vedação, tubulação, E&P, entre outros.
O engenheiro de superfície, representante comercial da Chromax, Vagner Vieira, estará no estande da empresa no pavilhão C-4, na entrada do pavilhão do Centro de Convenções. A Chromax atua com serviços de manutenção e equipamentos de perfuração e exploração. Nesta sexta-feira, no Centro de Convenções, ele falou sobre a expectativa da empresa para o evento.
- A expectativa é boa. Todo ano de feira estamos aqui e sempre participam empresas novas. Apesar desse período de crise, esperamos que o cenário volte a ser bom, com força total. Estamos de braços abertos aguardando os clientes. Em momentos como esse, temos que arregaçar as mangas e trabalhar - disse Vagner Vieira.
A Brasil Offshore é realizada a cada dois anos em Macaé, cidade-base das operações e responsável por mais de 80% da exploração offshore do Brasil. O último evento, realizado em 2013, atraiu mais de 51 mil profissionais e 700 expositores, sendo 155 internacionais. Consolidado no mercado com mais de 10 anos de existência, o evento é organizado e promovido em conjunto pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) e pela Sociedade de Engenheiros de Petróleo (SPE).
O evento permite que profissionais de E&P discutam sobre novas tecnologias de exploração e produção, debatam novas ideias e descubram soluções que os permitam observar o potencial do mercado offshore brasileiro.