O prefeito de Macaé, Riverton Mussi, abriu o 18º Congresso Nacional das Guardas Municipais nesta quinta-feira (20), à noite, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (o Macaé Centro). Zaqueu Teixeira, assessor especial do Ministério da Justiça, Wagner Montes, deputado estadual (RJ), Benedito Moraes, presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais (CNGM), Antônio Franco, presidente da GM de Macaé, entre outras autoridades, participaram da abertura do evento.
A primeira-dama do município, Márcia Moraes, acompanhou o prefeito de Macaé no evento. Riverton Mussi lembrou de sua recente visita à cidade paulista de Campinas, onde visitou a Central Integrada de Monitoramento de Campinas (Cimcamp). A central trás um novo conceito de segurança pública, que permite tomada de ações preventivas e emergenciais diante de diversas ocorrências.
- É um sistema muito bom, e algumas ações podem vir a serem copiadas. A Guarda Municipal de Macaé criou vários projetos sociais que já são reconhecidamente uma referência nacional, como é o caso da Guarda Sênior. Um dos projetos do município que estão em estudos é a valorização efetiva do guarda municipal de carreira, com a reformulação dos cargos de chefia. O Congresso é o momento oportuno para a discussão de diversos assuntos e a troca de experiências, informou.
O secretário geral da CNGM, Sérgio França, destacou o apoio da guarda local na realização do Congresso. “A dedicação e a organização de todo o grupo de Macaé, foi fundamental para esse processo acontecer, e esperamos que esse evento seja um marco para impulsionar novas ações identificadas com a causa do guarda municipal de servir à sociedade”, disse.
A atuação da Guarda Municipal como agente de defesa do cidadão e o armamento da corporação foram os temas do discurso de Benedito Moraes.
- O primeiro encontro das GMs aconteceu em 91, no Rio Grande do Sul, quando três comandantes se reuniram para trabalhar a questão da segurança pública municipal, onde o estado estava deixando lacunas. Outra preocupação nossa é o armamento das GMs. No estado de São Paulo, várias guardas já são armadas. Nossa preocupação é com esse profissional que deixa sua casa e vai para as ruas, onde a cor da farda não interessa ao criminoso, observou.
Pronasci – O Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, do governo Federal, foi o tema da primeira palestra do Congresso. Zaqueu Teixeira, destacou que o projeto visa a prevenção, controle e repressão da criminalidade, atuando em suas raízes sócio-culturais, além de articular ações de segurança pública com políticas sociais por meio da integração entre União, estados e municípios.
O programa, desenvolvido pelo Ministério da Justiça, é composto por 94 ações. O fortalecimento das Guardas Municipais, pela presença no dia-a-dia da comunidade, é um dos pontos destacados pelo Pronasci. Nele, o guarda terá a missão de difundir o conceito de segurança cidadã para a população com base em práticas preventivas. O investimento previsto é de R$ 6,707 bilhões até 2012.
- O projeto foi apresentado oficialmente no último dia 20 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O programa atenderá inicialmente 11 regiões metropolitanas do país que apresentem maiores índices de violência e criminalidade. A execução do programa se dará por meio de mobilizações comunitárias e policiais, destacou.
Presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), o deputado Wagner Montes, destacou a importância do trabalho dos Guardas Municipais.
- O trabalho dos GMs pode ser utilizado não só na vigilância patrimonial, como também para auxiliar a polícia no combate à violência, em pequenos delitos. É de suma importância o respeito e a valorização da função do guarda municipal, disse o deputado.
A programação do Congresso continua nesta sexta-feira e sábado (21 e 22) a partir das 10h, com palestras e workshops com temas como Monitoramento Público – Tecnologias e Aprendizados, Segurança Pública e o desenvolvimento econômico nos municípios, entre outros. O encerramento do evento será sábado às 20h.
Presença de norte a sul
A cidade de Macaé recebe desde segunda-feira (17), equipes de guardas municipais de todo o país. Cidades como Camarajás (SP), Boa Vista (RR), Novo Hamburgo (RS), Ilhéus (BA); e capitais como Rio de Janeiro e Cuiabá (MT) vieram para o município participar do evento mais importante das Guardas em âmbito nacional. Com a abertura do evento nesta quinta-feira (20), e término no sábado (22), o 18º Congresso Nacional das Guardas Municipais se transforma em um encontro de discussões, onde a troca de experiências é o principal objetivo.
– Esta reunião acontece todo ano em um estado diferente. Cada Guarda Municipal se cadastra para recebê-las em sua respectiva cidade. Este papel coube a Macaé este ano – explica Antônio Franco, presidente da Guarda Municipal de Macaé.
Um dos guardas municipais de Boa Vista (RR), subinspetor Juarez, afirma que o evento ajuda no crescimento da GM de sua cidade. “Viemos aqui para trocar e colher informações sobre o que acontece nas outras corporações. Também estamos reivindicando o uso de armas, pois temos que defender a população e também nós mesmos. A viagem de 12h de avião valeu a pena, gostamos muito da cidade e das pessoas que são bastante acolhedoras”, ressaltou o subinspetor.
A GM de Guarulhos, armada há oito anos, também trouxe representantes de sua unidade. O supervisor Luis Carlos, participante pela primeira vez do congresso, afirma que a expectativa da GM Guarulhos é que se fortaleça a união dos movimentos das Guardas Civis. “ Queremos que este seja um evento para troca de conhecimento e do funcionamento da instituição”, ressalta o supervisor.
Não só de longe vieram as guardas municipais. Cidades vizinhas, como Cabo Frio também trouxeram seus representantes. Segundo o GM Madureira, a expectativa é de troca de experiências.”Queremos adquirir conhecimento. Um evento desse porte é rico em informações”, completa.
Do sul do país, a GM de Novo Hamburgo (RS) trouxe membros de sua equipe. Segundo o GM Zildo, este evento é muito bom e a equipe de Macaé está sempre presente em todos os congressos de nível nacional e merece ser a anfitriã do evento. “Nós temos muito a ganhar com este congresso. Minha expectativa é muita boa”, falou o Guarda.