Foto: Ana Chaffin
Expo 2023 segue até domingo (30) com atrações de agronegócio, shows gospel, funk, sertanejo, rock, pagode e música eletrônica
O prefeito Welberth Rezende iniciou as atividades nesta quarta-feira (26) da Expo Macaé 2023, realizada no Parque de Exposições até domingo (30) com pista solidária, ou seja, para assistir aos shows, basta levar um quilo de alimento não perecível - no sábado não será necessário. Outra força da feira são as atrações de agronegócio, que mostram o vigor econômico de Macaé neste setor.
A solenidade de abertura contou com homenagem ao senhor Luiz Cláudio Borges Cordeiro com a Pista de Laço do Parque; reinauguração do Posto Médico Veterinário como homenagem ao senhor Orlando Alves Machado; início da Fazendinha e abertura do Varandão do Produtor.
O prefeito, que estava acompanhado da primeira-dama Quelen Rezende, pontuou que a Feira da Economia do Mar da Expo contará com várias empresas locais e entidades empresariais da cidade - todos que ajudam a impulsionar o município.
- Falar do agronegócio nos enche de orgulho, o setor está avançando em Macaé, somos o maior produtor de grãos do estado, 60% da produção de grãos do Estado do Rio está em Macaé, somos o maior produtor de gado confinado também do Estado do Rio de Janeiro, o segundo maior rebanho de gado solto é de Macaé, estamos avançando na pecuária, na agricultura – enalteceu o prefeito, ressaltando a importância da rediscussão da força do agronegócio no Rio de Janeiro. “Queremos alavancar o desenvolvimento do agronegócio e o crescimento regionalizado”, expressou.
Welberth lembrou que a Expo movimenta a economia local e mantém tradição do agronegócio, tendo uma das pistas de leilão mais tradicionais do Estado do Rio.
- Estamos avançando fruto das parcerias com o Estado e a Câmara, se a cidade vive esse momento hoje de resgate é graças à parceria com a Câmara e com o Estado. Estamos todos do mesmo lado por uma Macaé melhor – detalhou Welberth.
Homenageados - A pista de laço campista homenageou Luiz Cláudio Borges Cordeiro, uma referência como laçador. O espaço tem 14 metros de largura, sendo dez metros onde ocorre a prova, dois metros de retorno do gado e dois metros do retorno dos cavaleiros. A Fazendinha tem animais como pônei, ovelhas, cabritos, coelhos e bovinos, sendo atração para toda a família. Já o Varandão do Produtor é um espaço para exposição e comercialização. O segundo homenageado, Orlando Alves Machado, é um profissional de referência no combate à febre aftosa e a favor da defesa sanitária no município.
“A Expo tem leilão dos animais Nelore, concurso leiteiro e feira da agricultura familiar, essa como um espaço criado para que os agricultores comercializem e exibam seus produtos dando visibilidade ao produtor rural”, constatou.