Os bairros Mirante da Lagoa, Village Park, Aroeira, Novo Botafogo, Imbetiba e Barra vão começar a receber uma série de obras de melhorias nos próximos meses. As obras incluem pavimentação, drenagem, melhoria nas galerias de águas pluviais e na rede de esgoto, além de projetos de urbanização. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (15) pelo prefeito Riverton Mussi, durante a sessão de abertura dos trabalhos deste ano na Câmara de Vereadores.
De acordo com o prefeito, as obras nos bairros Mirante da Lagoa, Village Park, Novo Eldorado e Novo Botafogo começam nas próximas semanas. Na Aroeira, as obras incluem a recuperação do manilhamento e o asfaltamento das principais vias, além da construção do novo Restaurante Popular da prefeitura, de mais uma escola e de um novo prédio para a creche do bairro.
Já a partir de março, a prefeitura vai acelerar as obras de recuperação da Linha Verde e das estradas da Cancela Preta e do Tatu, além da construção da Avenida Industrial. Segundo o prefeito, também estão prontos para começar os projetos de construção do prédio da Delegacia Legal, de revitalização da orla de Imbetiba e da Praça Mirante dos Navegantes, na Barra, e do novo Pronto Socorro Infantil, no antigo Fórum, cedido pelo Governo do Estado. As obras da Delegacia Legal e do novo Pronto Socorro Infantil têm prazo de conclusão de quatro meses.
- No caso do novo Pronto Socorro Infantil, estou particularmente feliz. Quando fui vereador, eu com outros colegas entramos com uma ação contra o município pela instalação da unidade no local onde antes funcionava o Hospital Madre Tereza de Calcutá, que atendia aos idosos do Asilo. O município perdeu a ação e vamos ajudar a Irmandade São João Batista, dona do prédio, a montar novamente o hospital para o idoso. Assim, ao mesmo tempo em que as crianças vão ganhar uma unidade mais ampla para atendimentos de emergência, a terceira idade também terá a sua unidade exclusiva, disse o prefeito.
Outra novidade anunciada pelo prefeito é a mudança da sede das secretarias de Obras e de Serviços Públicos para o Botafogo, que acontece em abril. Com a mudança, o bairro Miramar vai ganhar mais uma área de lazer. O Barracão da prefeitura vai ser transformado em um centro comunitário, com quadra poliesportiva e escola. Além disso, o Centro de Especialidades Médicas Moacir Santos, que funciona em anexo, será ampliado.
Balanço
Durante a abertura dos trabalhos da Câmara, o prefeito fez também um balanço das ações da prefeitura dos últimos três anos, ressaltando os investimentos feitos na área social e na Educação. Na área social, a novidade anunciada pelo prefeito foi a implantação de mais duas unidades do Macaé Facilita no Lagomar e no Aeroporto.
- Investimos por ano R$ 40 milhões na área social, distribuídos em projetos próprios, subvencionados e conveniados, disse Riverton.
Na área social, um dos principais investimentos do município está sendo em habitação popular. “Já temos hoje 307 famílias morando no Condomínio Cidadão Bosque Azul, na Ajuda, e em breve vamos iniciar no mesmo local o residencial Morada das Rosas, voltado para mulheres chefes de família. Queremos entregar as primeiras unidades em maio”, disse o prefeito. Outro projeto na área de Habitação é o Loteamento Popular, que será implantado este ano.
Na área de Educação, o prefeito ressaltou os investimentos feitos no ensino superior, dentro da proposta da prefeitura de levar qualificação profissional de qualidade à população. O principal projeto desta área é a Cidade Universitária, cujos dois primeiros prédios foram inaugurados em 2007. Hoje, funcionam na Cidade Universitária cursos da UFF, UFRJ e UENF. “Além disso, lançamos o projeto Bolsa Universitária, que hoje beneficia 856 alunos. Nossa meta é chegar a mil bolsas”, disse o prefeito.
Em relação à educação básica, o prefeito lembrou que em 2007 o sistema de ensino em horário integral chegou a 41 escolas de Ensino Fundamental. A prefeitura de Macaé se antecipou à determinação do Ministério da Educação, que prevê a implantação deste sistema nas escolas públicas a partir de 2009.
- Em 2008, estamos levando este sistema a mais 14 escolas da rede municipal, que já começam a funcionar o dia todo a partir deste mês. Sucesso entre alunos, pais e professores, o sistema de ensino integral oferece atividades extracurriculares como oficinas de leitura, informática e dança, comentou o prefeito.
Outra ação que prevê o aumento do número de horas do aluno na escola é o Segundo Tempo, em parceria com o Governo Federal. O projeto, que será implantado em 20 escolas municipais de Macaé, vai oferecer aos alunos atividades esportivas três vezes por semana. A principal novidade é que o Segundo Tempo é voltado para alunos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental.