Porta de entrada do sistema de saúde, o Programa Saúde da Família da secretaria Especial de Saúde Macaé iniciou na noite desta quinta-feira o I Fórum Municipal do PSF, onde estão sendo discutidas as atividades do programa visando à melhoria constante da qualidade do atendimento ao usuário. O evento continua nesta sexta-feira no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho – Macaé Centro, com a realização de trabalhos de grupo.
Na solenidade de abertura, o prefeito Riverton Mussi ressaltou que o PSF é uma referência em saúde para o munícipe e que o governo municipal não mede esforços para manter a qualidade dos serviços. “O município investe nos PSFs 10 vezes mais do que a verba de incentivo do governo federal que é de R$ 140 mil por mês, sendo que os gastos ultrapassam a um milhão”, completou, frisando que o PSF Macaé conta com outros profissionais além dos preconizados pelo Ministério da Saúde.
O prefeito falou ainda que está investindo para que todas as unidades do programa saiam de imóveis alugados. Atualmente, a maioria das unidades do PSF da região serrana está instalada em prédios próprios. Outra novidade na área de saúde é a implantação de uma Farmácia Popular do Brasil no bairro Cajueiros, em parceria com o governo federal. Anexo à farmácia será instalada a nova sede do PSF do bairro, que atualmente funciona em um imóvel alugado.
O secretário Especial de Saúde, Luiz da Penha, acrescentou também é meta do governo municipal oferecer atendimento odontológico em todas as unidades do programa, inclusive com a inclusão de um técnico de higiene bucal. “A nossa meta não é apenas melhorar a qualidade dos serviços do PSF, mas também ampliar a área de abrangência, seguindo compromisso de campanha do prefeito Riverton de atingir 70% da população macaense até o final de 2008”, destacou.
Atualmente a cidade conta com 28 equipes do PSF e uma de agentes comunitários de saúde. Com aproximadamente 500 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, odontólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e assistentes sociais, o programa tem uma cobertura de 57% da população o que corresponde a 80.973 habitantes, um total de 23.279 famílias.
O presidente da Câmara Municipal, o médico Eduardo Cardoso, falou do comprometimento dos profissionais do PSF e da importância do programa na mudança dos indicadores de saúde do município. Ele lembrou ainda dos ganhos para a população com as parcerias entre os governos estadual, federal e municipal. “Estamos vivendo um grande momento com esta união e, com certeza, quem sai ganhando é a população que terá uma saúde muito mais resolutiva”.
O evento contou com a presença de representantes do Ministério da Saúde, Maria Lúcia Freitas e da secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil, Pedro Lima, que elogiaram a prefeitura pela iniciativa de promover um fórum que reúne todos os profissionais do PSF para discutir as atividades do dia-a-dia e planejar metas para o futuro, consolidando, assim, a estratégia do programa que é a prevenção e a promoção da saúde.
De acordo com o coordenador do PSF Macaé, Edílson Simões, após esses dois dias de discussões e reflexões será formulado um documento para ser encaminhado ao prefeito, à secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil e ao Ministério da Saúde. “Nosso objetivo é atender cada vez melhor a população, e este é um bom momento de repensar nossa postura e ações”.
Também participaram do evento os secretários Executivos de Apoio Logístico de Saúde, Fernando Diogo, Comunicação Social, Décio Braga, a diretora administrativa do Hospital da Serra, Luciene Aguiar, e os gerentes e coordenadores de Saúde.