O prefeito de Macaé, Riverton Mussi, anunciou oficialmente nesta terça (22), a passagem da Tocha Pan Rio 2007 pela cidade. Macaé foi convidada pelo Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007 (CO-Rio) para ser uma das 42 cidades do país a receber o revezamento da tocha. A tocha deverá passar por Macaé no dia 11 de julho, dois dias antes do início do evento no Rio. A programação em Macaé está a cargo da prefeitura que montou uma Força Tarefa, composta por diversas secretarias municipais. Representantes do CO-Rio virão a Macaé para avaliar a programação e o itinerário do revezamento.
- É com alegria que Macaé anuncia que será uma das cidades brasileiras a receber o revezamento da Tocha Pan Rio 2007. O trabalho começou há um ano e meio quando a secretaria de Comunicação, a Fundação de Esporte e a secretaria de Esporte e Lazer se mobilizaram com o objetivo de apresentar ao Comitê Olímpico Brasileiro o projeto de Aclimatação para o Pan 2007 - informou o prefeito, completando que o projeto foi apresentado na reunião da ODEPA, ano passado, em Buenos Aires, na Argentina.
Eventos paralelos estão sendo programados para a passagem do revezamento da Tocha Pan Rio 2007 pela cidade, que deverá durar de três a cinco horas. Cerca de 10 pessoas, que ainda vão ser selecionadas, farão o revezamento na cidade. Segundo o CO-Rio, essas pessoas devem ser figuras que de alguma forma contribuíram de forma positiva para a cidade.
- Um dos eventos que marcará a passagem da tocha por Macaé será o amistoso entre as equipes femininas do Brasil e de Cuba que irão participar do Pan, com preliminar da equipe do Macaé Sports Paraolímpica de Basquete. No mesmo dia, assinaremos o convênio com o Comitê Brasileiro de Basquete para a criação do Centro de Referência do Basquete em Macaé. Também estaremos lançando o Centro de Treinamento de Ginástica Olímpica, próximo ao Ginásio Municipal - avisou o prefeito de Macaé.
Formado em educação física e incentivador dos esportes, Riverton Mussi, informou ainda durante o anúncio do Revezamento da Tocha Pan Rio 2007, mais obras beneficiando a prática esportiva em Macaé.
- Visitamos hoje o bairro da Virgem Santa, onde vamos construir um Ginásio Esportivo e um Parque Aquático. Estamos comprando também o Clube Ypiranga, onde faremos instalações esportivas para atender à comunidade - disse o prefeito.
A prefeitura de Macaé enviou ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ), o projeto junto com o pedido de autorização para a abertura de licitação no valor aproximado de R$ 10 milhões para a construção de uma Mini-Vila Olímpica, onde é hoje o Estádio Cláudio Moacyr.
- A prefeitura vai construir local um estádio para 14 mil pessoas para receber o Campeonato Carioca de 2008 da Primeira Divisão. O município também vai abrir licitação para a urbanização e construção de área de lazer na Praia de Imbetiba – informou, acrescentando que o município vai investir nas categorias de base esportivas.
- A prefeitura vai reformular a programação de iniciação esportiva no município. Vamos aproveitar o estacionamento do Ginásio Municipal Poliesportivo, onde faremos seis quadras para a prática de diversos esportes, em parceria também com o Lar de Maria - disse Riverton.
- A passagem da Tocha Pan Rio 2007, será um grande evento para Macaé, que divulgará nossa cidade no país e no exterior. A Força Tarefa em Macaé foi formada hoje (terça-feira) e será responsável pela programação do revezamento da tocha que passará pela aprovação do CO-Rio. A intenção da prefeitura é envolver toda a comunidade para a passagem da tocha por Macaé - explicou Décio Braga, assessor especial da secretaria de Comunicação e coordenador da Força Tarefa em Macaé, juntamente com Alex Moraes, presidente da Fundação de Esporte de Macaé.
Durante o anúncio da passagem da tocha pela cidade, o prefeito de Macaé, também agradeceu a diversas autoridades, como o deputado estadual, Glauco Lopes (PSDB), o secretário Estadual de Esporte e Lazer, Eduardo Paes, o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, entre outros, pelo apoio que apóiam Macaé na passagem do Revezamento da Tocha Pan Rio 2007.
Prefeitura procura parentes de Afrânio Costa
Unindo o fato do primeiro medalhista brasileiro ser Afrânio Costa, um macaense, ao evento da passagem da Tocha Rio 2007 pela cidade, a prefeitura de Macaé quer homenageá-lo. Para isso, busca encontrar seus descendentes para representá-lo durante o evento.
Afrânio é filho de Mário A. da Costa e de Isabel de Figueiredo Reid, e nasceu em 14 de março de 1892 na Rua Velho Campos, antiga Rua do Cajá. Bacharel em Direito, participou dos VII Jogos Olímpicos de Antuérpia, na Bélgica e conquistou a medalha de prata para o Brasil, no dia 2 de agosto de 1920, na prova de tiro de pistola livre a 50 m com 489 pontos dos 500 possíveis.
Em 1930, Afrânio Costa chefiou a delegação brasileira de futebol que participou da Copa do Mundo no Uruguai. Com o advento do regime eleitoral, em 1945, Afrânio instalou o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, presidindo-o por dois anos. Em 1947, organizou e dirigiu o Tribunal Federal de Recursos. Ao término de seu mandato, foi convocado para o Supremo Tribunal Federal.
No Rio de Janeiro, o Ministro Afrânio Costa emprestou seu nome a uma Escola Municipal, a um prédio na Av. Rio Branco e para uma Avenida na Barra da Tijuca. Afrânio Costa faleceu em junho de 1979, com 87 anos.