logo

Prefeito apresenta Expo Macaé 2006 a empresários

22/06/2006 13:20:26 - Jornalista: Janira Braga

Cerca de cem empresários conheceram na noite de quarta-feira (21) o novo modelo de gestão da Exposição Agropecuária, Industrial, Comercial e Turística de Macaé, durante apresentação do prefeito Riverton Mussi no Hotel Comfort. Uma das novidades da Expo, que chega à 27ª edição, é a expansão das atividades econômicas do evento, que agora passa a ter concepção de agronegócio, entretenimento e feiras setoriais.

- Estamos apresentando o novo modelo e conceito da Expo Macaé, que terá a iniciativa privada como parceira – destacou o prefeito, informando que a expectativa é reunir 200 mil pessoas durante os cinco dias de evento – de 26 a 30 de julho - no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha. De acordo com ele, no setor de agronegócio, haverá exposição de pequenos, médios e grandes animais, leilões, concursos e provas, além de rodeio.

A Expo Macaé terá a Feira da Indústria e Comércio (FIC), que vai comercializar produtos e serviços de empresas dos setores de comércio e indústria instaladas no município, e será realizada no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, o Macaé Centro. Dentro de expositores comerciais e institucionais, haverá estandes e lojas de empresas privadas e instituições e praça de alimentação.

A exposição terá esportes radicais, com um espaço exclusivo. O evento vai destacar o turismo rural e ecológico, destinado à divulgação do potencial turístico da região serrana, com apresentação de vídeos e fotografias.

O prefeito explicou que o espaço gourmet da Expo terá uma área de alimentação e entretenimento instalada no Macaé Centro, em anexo à FIC, com o objetivo de divulgar e fomentar negócios para os restaurantes ligados à recém-criada Associação de Bares e Restaurantes.

Roberto Carlos é atração principal

O prefeito Riverton Mussi confirmou: o rei Roberto Carlos fará um show especial em comemoração ao aniversário de Macaé no sábado, 29 de julho. A grade de shows começa no dia 26 (quarta), com apresentação gospel de Kleber Lucas. Na quinta (27) é a vez do forró da banda Calcinha Preta.
Na sexta (28), para esquentar a noite fria, entra no palco o axé de Araketu. Já no domingo (30) é a vez da apresentação de Padre Antonio Maria e Nando Reis.

Outra novidade deste ano é a aquisição dos ingressos. A partir de primeiro de julho, haverá troca de um quilo de alimento para a aquisição de ingresso válido para cada um dos dias de evento. A partir de 10 de julho haverá troca de notas fiscais do comércio local, totalizando o valor mínimo de R$ 50,00 para a aquisição dos ingressos para os cinco dias.

Outra atração apresentada aos empresários foi a Boate Eletro Night, um espaço alternativo voltado para a música eletrônica. A Rádio Expo terá uma programação direcionada para o evento; já o Bailão terá danças em clima country; o Parque de Diversão será voltado para o entretenimento infantil, com jogos eletrônicos e aparelhos eletro-mecânicos.

RODEIO – Outra novidade da Expo será o show do motociclista americano Gene Fireball, ganhador do Oscar do rodeio brasileiro “Troféu Arena de Ouro”, Com duração de 45 minutos, Fireball canta músicas na arena com cenário ambientado em fogo. O rodeio universitário será mais um atrativo, no qual todos os competidores são universitários.

Empresários aprovam novo modelo da Expo

Representantes da chamada governança empresarial – formada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Industrial (Acim), Rede Petro e Grupo de Empresas Prestadoras de Serviços da Indústria de Petróleo e Afins (Geps) – afirmaram após a apresentação do prefeito que o novo modelo de gestão da Expo é moderno e vai dinamizar a economia local.

- Esta exposição será uma novidade pela modernização. Considero também importante a iniciativa do governo em fazer parceria com a iniciativa privada – destacou o presidente da CDL, José Edmundo Santos. O presidente da Acim, Francisco Agostinho, ressaltou que a Expo vai dar uma injeção de ânimo na economia local com a troca de notas fiscais por ingressos. “A Expo vai atingir os objetivos do comércio local, com fortalecimento do comércio e da indústria”, disse.

O presidente da comissão municipal da Firjan em Macaé, Francisco Navega, pontuou que este ano será o primeiro que a Federação patrocina uma edição da Expo. “Parabenizo a iniciativa da administração por lançar um modelo de gestão diferente e que tem todo apoio da classe empresarial de Macaé”, observou.

O presidente da Rede Petro, Evandro Cunha, comentou que o modelo da Expo 2006 é inovador. “A exposição, que já tinha o caráter agropecuário, agora aproxima também da indústria e do comércio”, afirmou. Já o vice-presidente do Geps, Fernando Ramos, frisou que a nova mentalidade implantada na exposição vai abrir chance para o empresariado local de mostrar seu trabalho junto ao público. “O evento terá um impulso forte por ser diferenciado”, salientou.

O superintendente da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip) e diretor Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), Alfredo Renault, avaliou que o novo modelo da Expo, com ampliação da cobertura de diversos setores da economia mostra Macaé como referência no setor empresarial. “Todas as ações que buscam incrementar o conceito da cidade como um município de economia ativa são importantes. Macaé adquiriu dinâmica em função do petróleo, mas está transcendendo a isso”, disse.

Cerca de 1,5 mil empregos serão gerados

Cerca de 1,5 mil empregos diretos serão gerados durante a Exposição Agropecuária, Industrial, Comercial e Turística, desde a montagem, passando pela realização, até a desmontagem. Outros dois mil empregos indiretos serão gerados na infra-estrutura, operação, manutenção e segurança.

De acordo com o secretário de Indústria, Comércio, Abastecimento e Energia, Alexandre Gurgel, o foco será na contratação de mão-de-obra local. “O caráter do evento será o modelo mais moderno de gestão de eventos que está disponível no país e no mundo demonstrando a preocupação de Macaé acompanhar os avanços da tecnologia”, ressaltou.

Também participaram do lançamento da Expo 2006 secretários, empresários e comerciantes.