O prefeito de Macaé, Riverton Mussi e o comandante do primeiro Distrito Naval, almirante José Antonio de Castro Leal, assinam nesta quinta-feira (26), no gabinete, às 14 horas, carta de intenção entre o município e Marinha para que o Arquipélago de Sant’Anna passe a ter uma gestão municipal em parceira com a Marinha. Em janeiro deste ano, o prefeito formalizou junto ao comandante do primeiro Distrito Naval o interesse de Macaé em assumir, por cessão, a administração do Arquipélago de Sant’Anna e a manutenção e operação do Farol de Sant’Anna.
- Nosso projeto é que o município, em parceria com a Marinha, transforme o Arquipélago de Sant’Anna em um ponto turístico organizado voltado para a preservação ambiental – explicou Riverton, acrescentando que o conjunto das ilhas é considerado uma Área de Preservação Ambiental (APA), segundo a Lei Orgânica do Município. “E nossa intenção é voltada para a conservação”, ratificou.
Desde que o município formalizou o interesse, as secretarias de Indústria e Comércio, Planejamento, Meio Ambiente, Coordenadoria Geral do Plano Diretor, Macaé Tur, Guarda Municipal e procuradoria estudam a implantação de um programa de gerenciamento costeiro, com um departamento marítimo dentro da Guarda Municipal.
Para o secretário de Indústria e Comércio, Alexandre Gurgel, a assinatura da carta de intenção vai representar um marco para o turismo no município. “A gestão do arquipélago passará a ser compartilhada entre município e Marinha. Com isso, as ilhas poderão ser visitadas dentro de uma política de turismo integrada com o meio ambiente”, comentou.
O secretário de Comunicação, Romulo Campos, destacou que será preciso investir na infra-estrutura do arquipélago para transformar o atrativo em um produto turístico. “Não basta ter o atrativo natural, é preciso transformar esse atrativo em um produto turístico. Investimentos como estrutura de embarque e desembarque de segurança deverá ser feito”, disse.
A expectativa da prefeitura é aquecer o turismo na cidade nos finais de semana. Segundo estatística dos hotéis do município, a ocupação nos dias de semana nos hotéis é alta, impulsionada pelo turismo de negócios. No final de semana, a taxa de ocupação cai.
O arquipélago de Sant’Anna engloba as ilhas do Francês, de Sant’Anna e o Ilhote Sul. O primeiro Distrito Naval é responsável pelas áreas terrestres e marítimas do Espírito Santo, Rio de Janeiro, parte terrestre de Minas Gerais e a costa de São Paulo.