logo

Prefeito busca investimentos para Macaé na Europa e África

06/09/2005 18:58:58 - Jornalista: Janira Braga

O prefeito Riverton Mussi participa a partir desta quarta-feira (7) de duas viagens de negócios em busca de atração e retenção de novos investimentos para Macaé. A primeira é para a cidade Aberdeen, na Escócia, no continente europeu e a segunda é para a cidade de Luanda, capital da Angola, no continente africano. O prefeito viaja nesta quarta para o Rio de Janeiro, onde embarca no aeroporto Tom Jobim com destino final em Aberdeen, previsto para o final da tarde de quinta (8).

Na primeira missão de negócios, acompanham o prefeito o secretário de Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Energia, Alexandre Gurgel; o presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fundec), Jorge Siqueira e os vereadores pastor Jorge de Jesus (PL) e Maria Helena Salles (PSDB). Aberdeen é um dos principais centros industriais da Escócia, com forte demanda em exportação de tecnologia de petróleo e gás. O petróleo do Mar do Norte e as descobertas de gás natural impulsionaram a indústria de Aberdeen a partir dos anos 70.

- Em Aberdeen, vamos participar de uma das mais importantes feiras da Europa, que é uma das maiores feiras de petróleo e gás do mundo – informou Riverton, se referindo a
Offshore Europe 2005 Oil & Gas Exhibition & Conference. O prefeito destacou que os representantes de Macaé foram convidados pelo governo britânico para conhecer a infra-estrutura e os projetos de desenvolvimento sustentável da região de petróleo na qual Aberdeen é responsável.

De acordo com o prefeito, o objetivo da viagem para Aberdeen vai além da participação na Europe 2005 Oil & Gas. “Vamos nos encontrar com representantes do governo britânico, com empresários de Aberdeen que têm negócios em Macaé e na Escócia e com outros empresários”, informou.

DIVISAS - O secretário de Indústria e Comércio, Alexandre Gurgel, afirmou que existe uma grande possibilidade da viagem render investimentos para Macaé porque o próprio governo britânico já demonstrou interesse em fazer parcerias entre sua tecnologia e o Brasil. “Aberdeen se transformou na maior referência tecnológica de petróleo e gás, reunindo o maior complexo tecnológico offshore do mundo”, assinalou Gurgel, acrescentando que é de interesse dos empresários de Aberdeen e do governo local a exportação de tecnologia.

- Hoje, a economia de Aberdeen está solidificada em exportação de tecnologia dentro da indústria do petróleo – comentou o secretário. A cidade já exporta para África, Estados Unidos, Golfo do México e também o Brasil. “Nossa missão em Aberdeen é uma ação continuada do governo Riverton Mussi em levantar as melhores oportunidades de parceria, investimentos e busca de novas empresas para o município”, ressaltou. A comitiva se reúne ainda com empresas de treinamento na área de petróleo para discutir qualificação profissional.

Segundo o presidente do Fundec, Jorge Siqueira, a comitiva vai se encontrar também com representantes da educação britânica com o objetivo de fomentar o intercâmbio de jovens de Macaé com a cultura inglesa. “Vamos nos reunir com o consulado britânico para criar mais incentivos e oportunidade de intercâmbio para os jovens”, afirmou Siqueira, lembrando que a comunidade estrangeira em Macaé é expressiva.

A troca de experiências entre as cidades produtoras de petróleo também foi assinalada pelo presidente do Fundec como uma importante integração que a viagem vai proporcionar. “Teremos a visão de desenvolvimento e de experiência de uma cidade que passou o que Macaé está passando”, avaliou Siqueira. Ele destacou que a expectativa é substancial para estreitar as relações entre o governo britânico e o governo municipal.

Siqueira também informou que serão promovidos outros encontros de oportunidades e participação em palestras sobre perspectivas futuras de tecnologia de petróleo e gás, estratégia e diversificação, serviço de automação e processo. “Vamos nos reunir também com executivos americanos, russos e chineses para discutir a indústria do petróleo. Em outra reunião, vamos discutir a formação de uma escola de segurança, meio ambiente e saúde voltados para o petróleo e gás em Macaé”, detalhou.

Luanda e Macaé vão assinar tratado de cidades-irmãs

Da Europa, o prefeito viaja para a África, com destino a Luanda. Na capital da Angola, a segunda comitiva de negócios, formada pelo Secretário de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan e pelo Coordenador de Comércio Exterior, Adolpho Moura, se encontram com Riverton Mussi dia 16 (sexta-feira).

- Vamos participar de eventos envolvendo ciência, tecnologia, indústria e comércio. Em alguns lugares de Angola, encontramos particularidades semelhantes a Macaé na indústria do petróleo – analisou Jordan, informando que a comitiva vai se encontrar com empresários que têm negócios no país africano e também em Macaé.

Segundo o secretário de Ciência e Tecnologia, o tratado Pró-África, assinado ano passado entre Brasil e África, vai ajudar a comitiva a buscar novos investimentos para Macaé. “O tratado favorece a relação entre Macaé e Angola”, disse Jordan. Já o Coordenador de Comércio Exterior observou que a visita a Angola vai promover um intercâmbio comercial, industrial, turístico e social.

A viagem à África será dividida em duas etapas: empresarial e política. Um dos objetivos é estreitar a relação entre Luanda e Macaé e para isso, os dois municípios vão assinar o tratado de cidades-irmãs. “Vamos conversar sobre o treinamento de trabalhadores para a indústria de exploração de petróleo e gás, e para outras atividades, como a agricultura. Queremos fortalecer a amizade entre Angola e Macaé”, frisou Moura.

A agenda na África da comitiva de Macaé foi elaborada com o intermédio do embaixador brasileiro Jorge Taunay e inclui encontro com os ministros do petróleo e gás, da saúde, da educação e cultura. “Vamos mostrar os investimentos feitos no Hospital Público Municipal e na grade curricular das escolas, que inclui a cultura africana”, detalhou o coordenador de comércio exterior, acrescentando que a comitiva terá reuniões com empresários, oficiais e autoridades de Luanda.

- Esta é mais uma iniciativa do prefeito Riverton para estender o relacionamento comercial e industrial de Macaé com outros países. Estamos abrindo as fronteiras do município para fortalecer a indústria do petróleo, estender para outras áreas e fomentar a economia da cidade – disse Moura.