logo

Prefeito dá posse ao Conselho dos Direitos da Mulher

31/03/2011 12:56:34 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Robson Maia

Zelar pelos direitos da mulher é o principal objetivo do conselho

O prefeito Riverton Mussi deu posse nesta terça-feira (29), no gabinete, a 15 titulares e três suplentes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, órgão fiscalizador das ações do Executivo. O conselho reúne cinco mulheres representantes do poder público e dez representantes da sociedade civil e visa ser a voz da sociedade nos direitos da mulher. A chefe de gabinete do prefeito, Elma Mussi, participou da solenidade.

- Ficamos felizes de ver a mulher cada vez mais ocupando seu espaço na sociedade, como com a presidente Dilma. Em Macaé, temos o exemplo da Marilena Garcia, a primeira vereadora da cidade e acreditamos que cada vez mais a mulher deve reforçar seu papel no processo democrático municipal – citou, ressaltando às conselheiras que elas são líderes e devem fortalecer o movimento de mulheres na cidade.

Riverton reforçou a luta que a vice-prefeita Marilena Garcia trava a favor das mulheres. “Marilena sempre conduziu bem essa luta e vamos implantar juntos a Clínica da Mulher, na Barra de Macaé, no próximo ano. Além disso, até o final do ano, vamos entregar as novas instalações da subsecretaria de Políticas para Mulheres”, anunciou. A nova sede fica localizada ao lado da Delegacia Legal e vai facilitar o contato das mulheres com a Polícia Civil, no caso de agressão.

Segundo a presidente do Conselho dos Direitos da Mulher pelos últimos dois triênios (2005 a 2007 e 2008-2010), Rosária Maria de Souza, o estatuto do conselho prevê que a posse dos membros seja feita pelo prefeito. “Nossas reuniões são mensais, nas quais discutimos as questões que envolvem a mulher na sociedade e as denúncias e fazemos o monitoramento de informações. A posse do conselho mostra uma renovação importante no órgão, com a participação de grandes representantes da sociedade civil, como movimento rural, sindical, OAB, política de combate ao racismo e outras”, afirmou Rosária, lembrando que o conselho comemora dez anos de luta.

De acordo com a subsecretária de Políticas para Mulheres, Vânia Deveza, a subsecretaria está de portas abertas para o conselho no estabelecimento e ampliação das ações voltadas pra a mulher. “O Conselho foi criado quando eu estava na Câmara como o primeiro instrumento que as mulheres de Macaé tiveram para lutar por seus direitos. O prefeito Riverton expandiu as ações para a mulher, tratando de questões importantes como a violência e a qualificação profissional”, assinalou.

´Devemos mostrar potencialidade da mulher
portadora de deficiência’, diz Tulipan

A presidente do Núcleo de Dança Portadores de Alegria, Vânia Tulipan, participou da cerimônia de posse das conselheiras representando a suplente Luciana Pereira e fez um alerta à sociedade sobre a potencialidade da mulher portadora de necessidades especiais. “Temos que lutar contra o preconceito que atinge mulheres e pessoas com necessidades especiais. Temos que acabar com o preconceito nas escolas, de professores e colegas. Na dança, ninguém nos vê com diferença. Na dança, somos iguais. Na arte não há preconceito e temos que a cada dia mostrar a potencialidade da pessoa portadora de deficiência”, comentou.

Para a presidente da OAB Macaé, Andrea Meirelles, mesmo com o avanço da sociedade no século 21, com tecnologia e informação como instrumentos de trabalho, a mulher continua sendo discriminada. “Não importa a classe social, ainda existe o preconceito. E o Conselho, o qual a OAB faz parte, luta pela defesa da constituição, a justiça social e o direito da cidadã”, comentou. A advogada Jane Estanislau é a representante da OAB no Conselho. “É preciso sempre lutar pelos direitos da mulher, do idoso e da criança”, pontuou.

Fazem parte do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher representante das secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde, Educação, Fundação Macaé de Cultura e Ordem Pública. Da sociedade civil, fazem parte a União Brasileira de Mulheres, OAB, Associação Afro-Brasileira de Estudos Teológicos e Filosóficos da Cultura Negra, Associação de Mulheres da Serra, Associação de Moradores da Imbetiba, Associação de Mulheres Macaenses, Grupo de Solidariedade Humana Ser e Viver, Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos, PMDB Mulher. Como suplentes, representantes do Núcleo de Dança Portadores de Alegria, Associação de Moradores do Parque Valentina Miranda e Rotary Clube de Macaé.


Fotos Relacionadas