logo

Prefeito de Macaé participa de reunião com a Petrobras

28/04/2005 15:19:49 - Jornalista: Eduardo Lemos

Antes de viajar no próximo sábado (30), para Houston, no estado do Texas (EUA), onde vai participar da Offshore Tecnology Conference (OTC), a maior feira de petróleo do mundo, o prefeito de Macaé, Riverton Mussi (PSDB) participou de uma reunião com representantes da Petrobras, vereadores e secretários municipais nesta quarta-feira (27) na sede da prefeitura.

Durante o encontro o prefeito foi informado que a Petrobras pretende investir até 2010 US$ 46 milhões, no Brasil. A maior parte dessa verba será destinada à exploração e produção de petróleo na Bacia de Campos.

Cem mil quilômetros quadrados formam a Bacia de Campos, que é responsável hoje por 83,1% da produção nacional. “Até 2006 chegaremos à auto-suficiência. Nós ainda estamos operando e produzindo uma parcela pequena. Nosso horizonte é a médio e longo prazo”, explicou o gerente de planejamento e marketing da Petrobras, Arísio França. No dia 24 de abril a Petrobras atingiu seu recorde de produção, com mais de 1.768 milhão de barris de petróleo. O último recorde era de 1.468.966 de barris por dia.

Preocupado com a logística da empresa, o prefeito de Macaé, foi informado que o terminal marítimo offshore que opera na Imbetiba, atende plenamente às necessidades atuais da empresa. Segundo os representantes da Petrobras, o único problema é em relação ao estrangulamento do trânsito das carretas que trafegam no sentido Parque de Tubos/Imbetiba. Riverton Mussi informou que a prefeitura, através da Secretaria de Obras, já está estudando uma forma de melhorar o trânsito na região principalmente entre os bairros da Cancela Preta e Praia Campista. “A população também sofre com a retenção do trânsito no local, principalmente nas horas de maior movimento”, ressaltou o prefeito.

Riverton lembrou aos representantes da Petrobras sua preocupação em relação ao futuro, daqui a 20, 30 anos, com uma queda na produção de petróleo. Ele ouviu do gerente de planejamento e marketing da Petrobras que o petróleo na Bacia de Campos, e no resto do mundo, não vai acabar tão cedo. “O que pode acontecer é que o petróleo deixe de ser usado como combustível. O futuro do petróleo é a petroquímica, onde será usado para fabricar adubos e fertilizantes, entre outros produtos”, disse Arísio. O prefeito explicou durante a reunião, que a prefeitura de Macaé está investindo no futuro do município, com a construção de um Pólo Tecnológico, no bairro da Virgem Santa, e num Pólo de Serviços, na Imboassica e Novo Cavaleiros. Ligando esses pólos, será construído um anel viário.

Participaram da reunião os secretários de Indústria e Comércio, Alexandre Gurgel; Obras, José Tadeu Campos; Fazenda, Cassius Tavares; Administração, Jean Franco; Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan; Comunicação Social, Rômulo Campos; Meio Ambiente, Fernando Marcelo; Transporte, Fernando Magalhães; a procuradora geral do município, Maria Auxiliadora Ferreira e o coordenador do Plano Diretor de Macaé, Hermeto Didonet, além dos vereadores, Paulo Antunes, Julinho do Aeroporto e Zezinho Crespo.

Petrobras apresenta Plano Diretor para a Imbetiba e Parque de Tubos

O prefeito de Macaé, Riverton Mussi, os secretários municipais e vereadores presentes à reunião, foram informados pelo gerente geral regional da UNBC, José Eduardo Carramenha que estudos técnicos apontaram a necessidade de um Plano Diretor nas sedes da Imbetiba e Parque de Tubos. “Com o crescimento exagerado percebemos que os espaços ficaram pequenos para os trabalhadores da empresa. Isso faz parte da nossa visão de responsabilidade social, de tratar bem o trabalhador”, explicou.

A sede da Petrobras na Bacia de Campos, na praia de Imbetiba, ocupa uma área total de 190 mil metros quadrados. No local serão construídos dois novos prédios administrativos e as áreas para armazenamento de carga serão ampliadas. O movimento diário de veículos na Imbetiba é de 850 carros, 120 caminhões e 12 ônibus que transportam os funcionários. No Parque de Tubos, em Imboassica, a área da empresa é de 530 mil metros quadrados, onde serão construídos também dois novos prédios, um restaurante e um posto médico. Circulam diariamente pelo local 430 carros, 210 caminhões e 10 ônibus.

A empresa ainda mantém outros escritórios espalhados pela cidade na Costa do Sol, na antiga sede da Bariloche, no Novo Cavaleiros e em imóveis alugados. Atualmente são 4.771 funcionários, e esse número deve aumentar, até 2010, para 6.144. Segundo o gerente geral regional da UNBC, a construção dos novos prédios deve começar dentro de 90 a 120 dias.