RIO - O prefeito Riverton Mussi se encontrou na última quinta-feira (1) com o presidente da Companhia de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae), Wagner Victer, na sede do órgão estadual, no Rio de Janeiro. Na pauta do encontro, a necessidade da melhoria do abastecimento de água em Macaé, cuja responsabilidade é da Cedae.
Participaram do encontro o presidente da Empresa Municipal de Habitação, Urbanização, Saneamento e Águas (Emhusa), José Cabral da Silveira e os secretários de Comunicação, Romulo Campos e Governo, André Braga, além do diretor de interior da Cedae, Heleno Silva e o gerente regional da Cedae em Macaé, Marcos Túlio.
O presidente da Cedae, Wagner Victer, fez algumas propostas alternativas na questão do abastecimento de água em Macaé e no gerenciamento da água do município. “Depois da reunião de quinta-feira, vamos marcar um encontro técnico com profissionais da prefeitura, inclusive da Emhusa, para discutir as alternativas propostas. Tudo será conduzido com foco na melhoria da qualidade do abastecimento de água no município”, explicou José Cabral.
Para o diretor de interior da Cedae, Heleno Silva, a reunião foi positiva. “A prefeitura e a Cedae vão chegar a um ponto comum. Vamos marcar uma nova reunião para avançar nas discussões”, disse. O gerente regional da Cedae em Macaé, Marcos Túlio, concordou com Heleno. “Foi uma primeira reunião, ainda não tem nada definido. Será marcada uma segunda rodada de negociação”, disse.
Em 2003, acabou o período do contrato de concessão da água para a Cedae. No mesmo ano, foi promulgada lei transferindo a gestão da água para o município. No entanto, a Cedae entrou com recurso judicial, contestando a transferência da gestão da água para o município e o caso ainda está na Justiça.