Prefeito decreta luto de três dias por morte do presidente da Mactran

31/08/2006 21:47:05 - Jornalista: Simone Noronha e Genimarta Oliveira

O prefeito de Macaé, Riverton Mussi, decretou na noite desta quinta-feira (31) luto oficial de três dias pela morte do presidente da Macaé Trânsito e Transportes (Mactran), Fernando Magalhães, assassinado a tiros por volta das 18h30m. O corpo do secretário será velado na Câmara de Vereadores e o sepultamento será às 15h, no Cemitério Memorial. Fernando Magalhães foi o responsável pela implantação do Sistema Integrado de Transportes, no início deste ano, e pelo reordenamento do trânsito em Macaé.

“Foi uma perda muito grande para o município. Fernando enfrentou um desafio e vinha conseguindo fazer um bom trabalho à frente da Mactran. Esta semana, ele estava bastante animado com a chegada de 22 novos ônibus”, disse o prefeito, que lamentou o estágio de violência na cidade. “Vamos cobrar de perto total rigor nas investigações”, afirmou Riverton, bastante emocionado.

“Perdi um grande amigo”, disse o vice-prefeito Carlos Augusto de Paula, o Carlão, consternado com o crime. O presidente da Câmara de Vereadores, Eduardo Cardoso, cancelou a audiência pública que seria realizada na noite desta quinta. “Fernando Magalhães foi mais uma vítima da violência que assusta Macaé. Temos que cobrar do Estado mais rigor, não podemos continuar desse jeito”, afirmou.

O secretário de Comunicação Social, Romulo Campos, disse que Fernando Magalhães foi a pessoa que recebeu a tarefa mais árdua do governo: ordenar o trânsito do município. “Ele sempre foi alinhado com as questões da administração municipal, um companheiro de trabalho cuja perda é injustificável e lamentável sob todos os aspectos”, comentou.

Fernando Magalhães foi morto a tiros, vítima de uma emboscada no bairro Aroeira. Dois homens armados, em um carro ainda não identificado, fecharam a caminhonete S-10 do presidente da Mactran, placa KZR-4161, e dispararam vários tiros. Junto com Fernando, estava seu segurança, Rinaldo Pereira de Freitas, 40 anos, que levou um tiro na cabeça, foi operado e está internado em estado grave no Hospital Público Municipal (HPM).

Também estava no carro outro segurança do secretário, Edson Souza, que nada sofreu. Ele foi levado para a 123ª DP, onde prestou depoimento. De acordo com o superintendente do HPM, Aluízio dos Santos Júnior, Fernando Magalhães já chegou morto ao hospital. “Temos que aguardar o laudo do IML, mas provavelmente foi o tiro que atingiu o tórax que provocou a morte”, afirmou. Assim que souberam da notícia, vários secretários municipais e vereadores foram ao HPM prestar solidariedade à família do presidente da Mactran.

Perfil - Fernando Luiz Magalhães, 56 anos, nasceu na cidade do Rio de Janeiro, quando o município integrava o antigo Estado da Guanabara. Era separado, tinha dois filhos. Proprietário da Auto Escola Atlântico Sul, foi empresário no ramo de despachadoria e auto-escola, onde atuava há 24 anos. Vivenciou política por 39 anos. Durante 25 anos foi assessor do ex-deputado Cláudio Moacyr e também atuou junto ao prefeito Alcides Ramos. Fernando Magalhães assumiu em janeiro do ano passado a Secretaria de Transportes. Ele reordenou o município e implantou o Sistema Integrado de Transportes. A Secretaria foi transformada na Autarquia Macaé Trânsito e Transporte (Mactran).