logo

Prefeito defende investimento em energia renovável na renomeação da UTE

31/01/2007 18:19:58 - Jornalista: Janira Braga

O prefeito Riverton Mussi destacou, durante a cerimônia que marcou a renomeação da Usina Termelétrica de Macaé para Usina Termelétrica Mário Lago, a importância do investimento em energias renováveis como base para a sustentabilidade de Macaé. “A Usina Termelétrica Mário Lago faz parte deste futuro que a cidade busca de auto-suficiência em sua economia”, disse o prefeito.

Riverton, que defende a implantação de um projeto de energia renovável em Macaé com o biodiesel, afirmou que a Petrobras chega no ciclo de buscar novas energias, após a auto-suficiência em petróleo conquistada com a produção da Bacia de Campos e Macaé. A Usina Termelétrica Mário Lago é a segunda maior do parque gerador da Petrobras, e sua localização é estratégica para o aproveitamento do gás produzido na Bacia de Campos e Macaé. A usina é movida a gás natural.

O diretor da área de Gás e Energia da Petrobras, Ildo Sauer, disse, durante o discurso oficial, que a Petrobras entra na trajetória de energia renovável, que passa inclusive pelo biodiesel. “Após o investimento em abastecimento e refino e as grandes atividades de exploração e produção que materializaram o sonho de auto-suficiência, a terceira etapa é garantir que essa visão de mundo não desapareça”, observou.

Tanto o prefeito quanto o diretor de Gás e Energia frisaram que a homenagem a Mário Lago foi justa porque o compositor, ator, escritor, autor de teatro e cinema e militante político foi um brasileiro que sempre esteve envolvido nas questões nacionalistas. “Mário Lago participou da campanha ‘O Petróleo é Nosso’e foi importante na criação da Petrobras”, acentuou Riverton.

O secretário de Comunicação Social, Romulo Campos, que também participou da solenidade, lembrou que Mário Lago sempre transmitiu um sentimento de brasilidade e esteve na vanguarda das questões energéticas do país. “A nacionalidade que Mário Lago imprimia em seu envolvimento nas causas sociais e políticas era feita com sua arte, despertando ainda mais o orgulho de ser brasileiro”, pontuou.

A solenidade de descerramento da placa de renomeação contou com o espetáculo “Causos e canções de Mário Lago”, com Mário Lago Filho. A poesia musicalizada de Mário Lago deu o tom da apresentação, completando a homenagem ao artista militante que teve nas artes do Brasil, o impulso para a energia de sua vida.

A Usina Termelétrica Mário Lago iniciou a geração comercial em dezembro de 2001, atingindo sua plena capacidade de produção, 928 MW, em agosto de 2002, com 20 turbo geradores movidos a gás natural instalados. A unidade é a segunda maior do parque gerador da Petrobras, composto por outras 13 usinas – duas em fase de construção e montagem. Em março de 2006, a Petrobras adquiriu a usina, assumindo integralmente a gestão no mês seguinte. A Petrobras informou que na UTE Mário Lago, o energético alternativo em teste é o flexgas, uma mistura de gás liquefeito de petróleo com ar.