Foto: Jaqueline Carvalho
Welberth falou sobre diversos temas em entrevistas a emissoras de rádio
Diversas ações que irão contribuir com a qualidade de vida da população de Macaé foram destacadas pelo prefeito Welberth Rezende, nesta quarta-feira (16), em entrevista a duas emissoras de rádio. Já estão em andamento as obras de reforma do deck dos Cavaleiros, e a construção do Ponto de Informações Turísticas (PIT) da Praia dos Cavaleiros, que será finalizada este mês.
Com o intuito de reduzir os alagamentos no Sol Y Mar, prosseguem as obras de macrodrenagem no bairro. Outros trabalhos são a construção do novo laboratório do Nupem/UFRJ, drenagem no bairro Aroeira, e construção de talude no Jardim Santo Antônio. A região serrana está sendo contemplada com a substituição de cinco pontes de madeira por material metálico, além de estações de tratamento de água e de esgoto, construção de estradas e previsão de novos cemitérios.
Na próxima semana, a administração municipal entregará quatro novas ordens de serviços. Entre elas, campo society na Ilha Leocádia, reforma da Praça do Jardim Santo Antônio, iluminação da Avenida Atlântica dos Cavaleiros e construção do Batalhão de Ação com Cães (BAC). Este espaço vai abrigar um grupamento da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, que será construído em uma parte do Parque da Cidade, que também será revitalizado, sendo o segundo do Estado e único do interior. O objetivo é reforçar a segurança pública do município.
Já foram iniciados os serviços de revitalização das praças do bairro Lagomar, reformas dos terminais, reforma da Praça Viracopos no Parque Aeroporto, revitalização da Praça 29 de Julho, no bairro Novo Cavaleiros. Para os próximos dias, estão previstas as reformas das praças da serra. A primeira contemplada será em Córrego do Ouro.
Em fase de licitação estão a reforma do Estádio Municipal Cláudio Moacyr, do Terminal Cehab, do Centro Administrativo Luiz Osório, construção de Escola Infantil (no Bosque Azul), manutenção dos hospitais públicos municipais, urbanização do Vale Encantado/Granja dos Cavaleiros e, ainda, asfaltamento de diversas ruas.
“Estamos avançando por diversos bairros do município. A proposta é reconstruir vários aparelhos públicos. Temos, também, o Parque da Cidade para revitalizar, Centro de Convenções, Parque de Exposições Latiff Mussi, pois, este ano, teremos exposição, caso o índice da Covid-19 permita. Além disso, temos a intenção de construir um ponto turístico atrás do Mercado Municipal de Peixes, com a desapropriação da cooperativa que irá se transformar em uma grande área de lazer e píer público. Já estamos com um trabalho junto a Marinha do Brasil para visitação regular as nossas ilhas, com turismo consciente e sustentável. Outra proposta é construir uma orla na praia da zona norte (Bar do Coco)”, frisou o prefeito.
A iluminação pública foi outro ponto destacado por Welberth. “Estávamos sem contrato de iluminação pública, mas agora estamos com três equipes, sendo uma direcionada à região serrana. Nesta quarta-feira (16) começaram os reparos de iluminação pública na Rua Hildebrando Alves Barbosa (Infraero).
Outra questão histórica lembrada por Welberth Rezende é o processo em andamento para concessão de nova empresa de abastecimento de água na cidade. “Serão licitadas cerca de 130 obras. É um processo público, portanto, burocrático. Então contamos com a compreensão da população”, disse.
“Vamos reabrir o restaurante popular da Aroeira, que já está em fase de licitação, e estamos com projeto para abrir também outro no Lagomar. Vamos criar outros projetos sociais e auxílios”, ressaltou.
Parceria com o Governo do Estado
A parceria com o Governo do Estado possibilitará outras obras para Macaé. Entre elas, o prefeito citou a duplicação da ponte Ivan Mundim (Barra), construção do Colégio Estadual Carlos Walter Marinho Campos, no Lagomar, revitalização do Calçadão da Avenida Rui Barbosa, estrada de Santa Tereza e outras.
Mobilidade Urbana
A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, iniciou a Consulta Pública na última segunda-feira (14). A iniciativa visa ouvir a população sobre o atual sistema de transporte público e sugestões para o futuro, já que o município está agilizando o processo para uma nova licitação. Mesmo não sendo obrigatório por lei, a prefeitura incluiu esse instrumento para que a população possa opinar sobre o quer que seja implementado no transporte coletivo urbano.
Para participar da Consulta Pública, os moradores do município podem se dirigir à sede da Secretaria de Mobilidade Urbana para preencher o formulário e dar sua opinião. O atendimento é feito até a próxima sexta-feira (18), das 8h às 17h. Além disso, o acesso também pode ser feito online, até domingo (20), às 23h59, pelo site da Prefeitura de Macaé, no link: http://consulta.mobilidademacae.com/consulta-publica-transporte.
“O contrato com a SIT vai até 2025, mas é fato que a empresa não cumpre com suas obrigações. Estamos com processo em aberto de nova licitação, já aplicamos multas de trânsito direto à empresa, multa no contrato, ações impetradas na Justiça e notícias crimes, pois diversos fatos comprovam que a população está em risco. A ideia é anteciparmos a quebra desse contrato. Mais de 2 mil pessoas já participaram dessa consulta pública. Já estamos com concessão aberta, temos audiência pública no próximo mês, e a previsão é fazer a concessão até o início do segundo semestre, mas é claro, o judiciário permitindo com todas as provas de péssimos serviços que iremos apresentar para solucionarmos o caos do transporte público. O nosso compromisso de manter a passagem a R$ 1,00 continuará”, detalhou Welberth.
Empregos
A instalação de diversas empresas em Macaé, por meio da desburocratização de processos, proporcionou ao município, ano passado, o título de cidade número um no Brasil em empregos. “O maior projeto social é a dignidade na vida das pessoas, ou seja, o emprego”, frisou.
Welberth afirmou que dois números foram importantes para Macaé em 2021. O segundo foi o município ter o menor índice de mortalidade por Covid-19 do Estado, segundo dados da UFRJ. O prefeito acrescentou que a pandemia dificultou o desenvolvimento econômico e, também, dos negócios.
“Mesmo assim, Macaé conseguiu avançar com mais de 11.800 vagas de emprego, colocando o município na 14ª posição no país em números reais e, de forma per capita, a cidade é a primeira do Estado. Este ano, continuamos atentos na celeridade dos processos para atrair as empresas, com mudança na legislação e licenciamento simplificado. As licenças que saíam com três anos, agora são liberadas com 30 dias. Além disso, estamos diversificando a economia para uma fase pós-petróleo”, acrescentou.
A ideia é ser referência também em saúde, turismo, agroeconomia e outras áreas. “Macaé, com certeza, vai se transformar na capital da energia. De acordo com o tratado de Aberdeen, o município está preparado para essas novas 13 termelétricas que vão participar do novo leilão. O projeto do Tepor também vai avançar com a união das empresas Eneva e Vale Azul, com a geração de diversos empregos”, revelou.
Saúde
Na área da Saúde, o prefeito afirmou que Macaé está em um novo momento. A administração municipal realizará mudança estratégica na Secretaria de Saúde. “Encomendamos um estudo para a Fiocruz, com o intuito de reorganizarmos a rede municipal de saúde. Atualmente, a rede da cidade acaba sendo um pouco da percepção de cada gestor que passou por ali. Vamos mudar toda a Saúde por meio de dados científicos da academia. A Fiocruz tem Macaé como projeto piloto. Vamos mudar todo o sistema, com administração direta e outros benefícios”, explicou.
Educação
O retorno das aulas 100% presenciais foi outro assunto avaliado pelo prefeito. “Foi a melhor decisão que fizemos. O aproveitamento pedagógico e psicológico, de forma virtual, não foi positivo. Além disso, os estudantes têm direito constitucional à educação”, observou.
Cultura
A prefeitura irá inaugurar diversos polos de cultura, por meio do projeto “Arte por toda parte”. No dia 21 de fevereiro, o polo da Fronteira será reaberto. E, no dia 22 de fevereiro, às 10h, será a vez de Glicério, na região serrana.