logo

Prefeito destaca Macaé como pólo de desenvolvimento econômico

16/06/2005 13:36:29 - Jornalista: Janira Braga

O prefeito Riverton Mussi ministrou uma palestra no final da tarde do primeiro dia de realização da Feira Brasil Offshore, dentro da programação da Conferência Internacional da Indústria Offshore de Petróleo e Gás. A palestra foi proferida no auditório do Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro). O prefeito foi enfático em afirmar que Macaé é hoje um dos principais pólos de desenvolvimento econômico do Estado do Rio.

- Somos a capital nacional do petróleo, responsáveis por 83% da produção de petróleo e 42% da produção de gás do país. O crescimento trazido pela indústria offshore transformou a nossa cidade, e trouxe também bons índices de qualidade de vida para a população, que hoje soma quase 200 mil habitantes – destacou o prefeito.

Compuseram a mesa da palestra o presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Jorge Tavares Siqueira; o Secretário de Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Energia, Alexandre Gurgel; o deputado estadual Glauco Lopes (PSDB), o secretário-executivo do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), Álvaro Teixeira; o diretor-geral da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip), Eloy Fernandez y Fernandez; e o presidente da Câmara, vereador Eduardo Cardoso (PPS).

De acordo com Riverton, o crescimento trazido pela indústria offshore transformou a cidade, e trouxe também bons índices de qualidade de vida para a população. “Nosso Produto Interno Bruto(PIB) per capita é 30% maior do que a média nacional, segundo o IBGE. Recebemos este ano do jornal A Gazeta Mercantil o título de cidade mais dinâmica do estado, por conta do Índice de Desenvolvimento Humano. Somos referência nacional e internacional. No ano passado, a Fundação Getúlio Vargas apontou Macaé como a segunda melhor cidade brasileira para se trabalhar”, enumerou.

Macaé: cidade que mais se desenvolveu na última década no eixo Rio-São Paulo

O prefeito também lembrou que foi realizada uma pesquisa pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) que apontou a cidade como a que mais se desenvolveu na última década no eixo Rio-São Paulo. Outro dado apresentado foi que a cidade também recebeu o título de Município Amigo da Criança, em reconhecimento às ações nas áreas de educação e saúde. O prêmio foi dado pela Organização Pan-Americana de Saúde e pelo Unicef.

- Estamos no auge do desenvolvimento, e esta é a hora de aproveitarmos os recursos do petróleo para o bem da nossa cidade – avaliou, acrescentando que o dinheiro dos royalties está sendo investido para preparar Macaé para o futuro, em programas de qualificação de mão-de-obra e em infra-estrutura.

O prefeito ressaltou que o Pólo Industrial – lançado na Feira Brasil Offshore - vai buscar novas alternativas econômicas para a cidade. “Queremos oferecer às empresas que escolherem Macaé para se instalar, toda a infra-estrutura necessária para que elas cresçam junto com a cidade e gerem novos postos de trabalho para a nossa população. A área total do Pólo é de quase 500 mil metros quadrados, com possibilidade de expansão de acordo com a demanda”, acentuou.

Riverton comentou que para envolver toda a comunidade no processo de desenvolvimento do município, a cidade investe na qualificação dos trabalhadores. Ele citou que um dos projetos é a Incubadora de Cooperativas. “A Incubadora está presente aqui na Brasil Offshore, com as cooperativas de garçons e costureiras. A Incubadora também oferece cursos de capacitação profissional, como o de cabeleireira, para a população de baixa renda”, exemplificou.

O Pólo Universitário também foi citado pelo prefeito. “Através dos investimentos que estamos fazendo na área de educação, vamos ajudar a população a se preparar para o futuro. Estamos construindo o Complexo Universitário, que inclui a Universidade Municipal de Macaé, e em projetos como a Escola do Trabalhador, que vai oferecer cursos profissionalizantes”, disse.

Riverton também abordou os problemas enfrentados para cidade. “A atividade de petróleo opera com mão-de-obra altamente qualificada, e milhares de famílias chegaram ao município sem ter a qualificação exigida, e com isso, não puderam ser absorvidas no mercado de trabalho. É desnecessário dizer que essas famílias precisam de atenção especial”, comentou.

Segundo o prefeito, a administração municipal tem o compromisso de levar o desenvolvimento para todos. “Um exemplo é a construção de 300 casas populares, para abrigar famílias que estão em áreas de risco”, atestou, acrescentando que a administração irá aproveitar os benefícios gerados por este novo ciclo econômico, criando condições para que os investidores e empreendedores cada vez mais acreditem no potencial da cidade.

Durante a feira, o prefeito Riverton Mussi também assinou um protocolo de intenções com o Sheraton Hotel para a qualificação da mão-de-obra para empresas de hotelaria e construção civil. O Sheraton, que está sendo construído no município, tem previsão de inauguração em março do próximo ano, com geração de 150 empregos.