O prefeito Riverton Mussi determinou às duas empresas que detêm a concessão do transporte coletivo de Macaé – Líder e Macaense - a compra de mais ônibus novos, além da retirada dos ônibus antigos, que continuam circulando. Tudo isso tem que ser feito em 30 dias. Riverton se reuniu no sábado (18) com representantes das empresas de ônibus Líder e da Macaense, técnicos da procuradoria-geral, da Macaé Trânsito e Transportes (MacTran), das secretarias de Governo, Comunicação e Obras e fez duras críticas às empresas.
- Elaboramos o Sistema Integrado de Transporte dentro de um conceito voltado para atender a população satisfatoriamente. Mas o sistema não está funcionando direito devido à atuação insatisfatória das duas empresas – destacou o prefeito, visivelmente preocupado com a atuação das viações Líder e Macaense, que ainda não conseguem fazer o sistema funcionar adequadamente.
O prefeito foi claro ao afirmar que se as duas empresas não colocarem mais ônibus à disposição da população e não tirarem os ônibus antigos de circulação, o governo municipal vai abrir uma licitação em caráter emergencial. “O povo está certo em reclamar do sistema de transporte, que só vai funcionar quando as empresas colocarem mais ônibus para a população. E se não colocarem, essas duas empresas serão penalizadas”, frisou.
A Líder e a Macaense estão sendo multadas por infrações cometidas durante a operação do Sistema Integrado de Transporte, como a utilização de ônibus sem sinalização e a parada fora das baias dos terminais. “Estamos intensificando a fiscalização de todos os ônibus”, afirmou o secretário de Transportes, Fernando Magalhães.
Para o secretário de Comunicação, Romulo Campos, a atuação das empresas não é satisfatória. “As empresas estão demorando muito tempo para fazer as correções que vão beneficiar a população. Essa é uma situação que não vai ser mais tolerada daqui para frente. Os ajustes terão que ser feitos no menor tempo possível”, disse.
Sistema Integrado recebe novas melhorias
Por determinação da Macaé Trânsito e Transportes (MacTran), alguns ajustes foram feitos no Sistema Integrado de Transporte. Foram colocadas três novas linhas alimentadoras, integrando os bairros aos terminais, duas linhas troncais e uma expressa nos horários de rush, ligando os terminais Lagomar-Lagoa. Além disso, as duas empresas concessionárias contrataram novos motoristas para ônibus e vans, que estão fazendo curso de treinamento.
Esta semana, uma das empresas começou a fazer um teste com um modelo de ônibus maior, com o dobro de lugares dos veículos convencionais, que, se for adequado às ruas da cidade, será incorporado à frota.
A Mactran também está promovendo curso para os novos motoristas de ônibus e vans contratados nos últimos dias pelas empresas. O curso está sendo sobre a operação nos itinerários criados pelo sistema. São 45 motoristas, divididos em três grupos de 15, que vão atuar como monitores, repassando as instruções para os outros 180 colegas que operam as linhas troncais, circulares e expressas. Os motoristas das alimentadoras estão conhecendo todo o sistema. As aulas incluem as atuais modificações e as que vão ser implementadas.