O prefeito Riverton Mussi e os secretários que o acompanham em agenda política em Brasília (DF) estiveram com o Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, na Esplanada dos Ministérios, para discutir a retirada da linha férrea e do pátio de manobras do Centro da cidade. O Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit) vai elaborar o projeto executivo e a partir daí, será definido o valor do megaprojeto, que visa eliminar os problemas urbanos causados pelo tráfego ferroviário no Centro da cidade.
O prefeito afirmou que a segurança para a população é um dos aspectos mais relevantes para a retirada do pátio de manobras e da linha férrea. “O pátio de manobras fica localizado em uma área de grande concentração demográfica, nas proximidades de onde funcionam estabelecimentos comerciais, daí a necessidade da transferência”, comentou Riverton. Cerca de 90% dos vagões que trafegam na linha férrea fazem carregamento de óleo, o que reforça o argumento do prefeito para a retirada das manobras daquele local.
O secretário de Governo, André Braga e o presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec), Jorge Tavares Siqueira, estão conduzindo esse projeto em Brasília desde janeiro do ano passado e participaram da reunião em Brasília, junto com o prefeito. Segundo o secretário de Governo, o transtorno causado no trânsito da cidade é também um dos fatores principais para a solicitação de retirada do pátio. “O transtorno no trânsito da cidade é grande, principalmente quando as manobras são efetuadas em horários de pico. Os trens fazem a manobra e chegam a parar o trânsito em até meia hora”, disse.
De acordo com o presidente do Fumdec, a prefeitura já entregou o Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica (EVTE) ao Dnit, encomendou o Estudo de Viabilidade Financeira (EVF) para também ser entregue ao órgão do Ministério dos Transportes para em seguida, o projeto executivo ser elaborado em Brasília. “Após este processo, será discutido o orçamento do projeto e quanto cada órgão poderá contribuir”, disse Siqueira, que também se reuniu com o diretor de projetos do Dnit, Luzineu de Souza.
- Nosso objetivo é fechar um convênio entre prefeitura de Macaé e o Dnit e elaborar o cronograma de ações após o projeto executivo – detalhou o presidente do Fumdec. Os deputados José Divino (PRB-RJ), Carlos Nader (PL-RJ), Reinaldo Betão (PL-RJ) e Reinaldo Gripp (PL-RJ) também participaram da reunião com o Ministro dos Transportes, reforçando a articulação política necessária para conseguir os recursos necessários para a obra, considerada de grande porte. O secretário-executivo do Ministério também participou do encontro.
- Estamos intensificando as ações para que seja iniciado ainda neste ano o projeto, já que há um entendimento do Ministério dos Transportes de que a obra é necessária – acrescentou André Braga, destacando que os deputados que apóiam o projeto estão trabalhando para que a União destine recursos para a transferência da linha férrea e do pátio de manobras. “Já o município vai entrar com uma contrapartida”, explicou Riverton. A Petrobras, a Ferrovia Centro-Atlântica e a rede ferroviária também estão envolvidas no projeto.