Prefeito discute implantação da Uenf em Macaé com reitor da universidade

05/12/2006 16:48:50 - Jornalista: Janira Braga

O prefeito Riverton Mussi (PSDB) e o presidente da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Jorge Aziz, se reuniram na segunda-feira (04) com o reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), Raimundo Braz Filho e a pró-reitora de extensão da Uenf, Lílian Bahia Oliveira. Na pauta do encontro, a formação de uma agência de desenvolvimento regional e a possibilidade de instalação de um campus da Uenf em Macaé.

Raimundo Braz declarou ser a favor da instalação da Uenf em Macaé. “Tivemos uma visita cordial com o prefeito para discutir os interesses da região e a expansão do contexto universitário. Estamos sempre mantendo contatos com os municípios e como temos bom relacionamento com o prefeito de Macaé, viemos conversar sobre o crescimento do ensino público de qualidade na cidade”, comentou o reitor, lembrando que a Uenf já está presente em Macaé com o Laboratório de Engenharia e Exploração de Petróleo (Lenep).

De acordo com o prefeito, a negociação para a possível instalação da Uenf em Macaé terá andamento em reunião a ser agendada com o governador eleito Sérgio Cabral (PMDB). “Os dois primeiros blocos do Complexo Universitário ficam prontos no início do próximo ano e vamos construir mais dois prédios em 2007. A área será dotada de toda a infra-estrutura necessária para a instalação de universidades públicas, e também privadas”, afirmou Riverton.

O presidente da Funemac, Jorge Aziz, ressaltou que foi identificada a necessidade de criação de um organismo que agregue as forças políticas regionais, para traçar as perspectivas de desenvolvimento regional em conjunto dos municípios produtores da região, que seria a implantação da agência de desenvolvimento regional. “Precisamos pensar qual é a infra-estrutura necessária que agregue valor ao desenvolvimento regional”, pontuou.

Aziz comentou que a agência trabalharia em conjunto com prefeituras, governança empresarial e universidades, formando um colegiado, para se pensar no desenvolvimento da região. “Através das articulações do município com os governos federal e estadual, atuando em conjunto com agências de fomento, será traçado o planejamento estratégico para desencadear um cronograma de ação conjunta dos municípios para atrair novos investimentos de capital, sobretudo na área de ensino e pesquisa, a base da cadeia de desenvolvimento sustentável de qualquer região”, disse.
Segundo a pró-reitora de extensão da Uenf, Lílian Oliveira, a possível instalação da Uenf em Macaé somaria ao ensino público já existente na cidade. “A melhor fórmula para o desenvolvimento regional é poder contar com o conselho universitário da universidade no local”, observou.

UFRJ poderá instalar mais três cursos em Macaé

Está avançada a negociação para a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instalar mais três cursos de graduação em Macaé: Engenharia de Produção Naval, Farmácia e Química. Segundo o presidente da Funemac, Jorge Aziz, é grande a possibilidade da UFRJ anunciar em maio de 2007, no edital da universidade, os três novos cursos. A graduação em Engenharia de Produção Naval funcionaria junto com o Cetef em Macaé e os cursos de Farmácia e Química no Complexo Universitário, junto com ciclo básico da graduação em Biologia, já existente.