Foto: Moisés Bruno
O prefeito se reuniu com secretários de Saúde, Obras e da Câmara Permanente de Gestão
Em constante processo de estruturação e reorganização, para promover melhorias nos serviços de saúde, o prefeito de Macaé, Dr. Aluizio, se reuniu, nesta terça-feira (02), com os secretários de Saúde, Pedro Reis; Obras, Antonio Pires; e da Câmara Permanente de Gestão, José Walmir Moreira.
Entre os assuntos abordados na reunião estava a construção e reforma de unidades de saúde. Como a finalização do processo orçamentário do Centro de Reabilitação, que contará com equipe multiprofissional, oficina ortopédica e reabilitação auditiva, e possibilitará a implantação de 100 próteses auditivas por mês. O secretário de Obras confirmou que o espaço será construído no bairro Lagomar e integrará outras edificações públicas.
O prefeito reforçou a integração de programas em uma mesma estrutura física para facilitar o acesso dos usuários. "Dentro desta proposta de reorganização, estamos estudando reunir ações de saúde, substituindo instalações antigas por novos espaços, com acessibilidade e uma oferta maior de serviços", disse Dr. Aluizio.
Outro ponto destacado no encontro foi a ampliação do número de leitos do Hospital da Serra, que proporcionará o credenciamento ao Sistema Único de Saúde (SUS). Para isso, serão necessárias obras de reforma com o objetivo de atender às exigências dos órgãos responsáveis como, por exemplo, o mínimo de 50 leitos na unidade.
As melhorias em unidades de saúde também são prioridades da gestão municipal. Foram elencadas 20 estruturas que passarão por reformas. Entre elas, Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, Centro de Especialidades Dr. Moacyr Santos, Pronto Socorro Municipal, Estratégia Saúde da Família do bairro Cajueiros, unidade Mista de Córrego do Ouro, emergência do Sana e Pronto Socorro do bairro Aeroporto.
Idosos - A reestruturação do Hospital Madre Tereza de Calcutá está entre as metas da saúde. Num primeiro momento, serão reativadas quatro enfermarias, num total de seis leitos para atendimento de pacientes idosos com doenças crônicas e degenerativas.
- Estes pacientes necessitam de cuidados especiais, pois são internações de longa permanência. É a retomada de um projeto que teve início na década de 1980 e que hoje desafogará os leitos das emergências -, frisou Pedro Reis. As enfermarias funcionarão anexo ao Pronto Socorro Municipal, localizado na Imbetiba.