O prefeito Riverton Mussi se reuniu na tarde desta segunda-feira (13) com todo o secretariado, no Paço Municipal da prefeitura, para discutir três projetos que serão lançados na Feira Brasil Offshore: Pólo Industrial, Sala do Empreendedor e Banco de Informação ao Investidor. “Os projetos são integrados e alinhados ao suporte necessário para o empresariado, tanto para aqueles que já estão instalados em Macaé e querem ampliar seus negócios, como para os novos investidores”, observou o prefeito.
O secretário de Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Energia, Alexandre Gurgel, explicou que a Sala do Empreendedor tem como objetivo propiciar aos investidores da indústria, comércio e serviços, agilidade no processo de implantação e manutenção de investimentos. “Nosso objetivo é eliminar a burocracia”, ressaltou.
A Sala do Empreendedor terá um espaço no site da prefeitura para funcionamento virtual até a definição do local físico onde o projeto será instalado, o que deve acontecer no segundo semestre. “O empresário passará a ter um local para receber todas as informações ao processo de estabelecimento de seu negócio, sem a necessidade de ir às diversas secretarias”, assinalou Gurgel.
Outro projeto apresentado pelo prefeito, que será lançado nesta semana, na Brasil Offshore, foi a implantação do Banco de Informação ao Investidor, que visa fornecer ao investidor, informações de apoio para análise de futuros investimentos. O Banco de Informação é uma espécie de terminal de consulta, estruturado como um totem tecnológico com software de última geração contendo informações sobre as potencialidades de Macaé, indicadores financeiros, econômicos e sociais, legislação e incentivos. Tudo isso disponibilizado em português, inglês e espanhol. Dois totens estarão disponíveis para a Feira Brasil Offshore.
De acordo com o prefeito, o modelo conceitual do Pólo Industrial já está definido e será apresentado na feira. A PUC (Pontifícia Universidade Católica) foi contratada para fazer o estudo de viabilidade técnica e econômica do pólo. “A partir da entrega do estudo da PUC , o governo vai montar uma equipe de secretários para detalhar a implantação do projeto, buscando partir do conceito de estudo de retorno financeiro, projeto executivo, contratação de fornecedores, envolvendo todas as pastas, para o cumprimento das exigências legais e do ajuste econômico”, acrescentou Alexandre Gurgel.