logo

Prefeito discute projetos de geração de emprego e renda

06/10/2005 17:40:29 - Jornalista: Janira Braga

A geração de emprego e renda - uma das prioridades da administração municipal – foi discutida nesta quinta-feira (6) durante reunião entre o prefeito Riverton Mussi (PSDB), o secretário de Trabalho e Renda, Cláudio Bogado e toda a equipe técnica da secretaria. O encontro aconteceu na sala de reuniões da Incubadora de Cooperativas, no bairro Ajuda, onde o prefeito anunciou a criação da Casa do Artesão de Macaé, que vai funcionar nas proximidades da Praça Washington Luiz.

A Casa do Artesão vai contribuir para o projeto “Artesanato”, da Secretaria de Trabalho e Renda (Semtre). “Queremos dar mais condições de infra-estrutura de trabalho para o artesão, gerar uma cadeia produtiva dentro desta atividade, fomentando o setor”, afirmou o prefeito.

O secretário fez uma explanação sobre todos os projetos da Semtre, detalhando as ações já realizadas, as atividades em andamento e as expectativas futuras dos programas. “Nosso objetivo é desenvolver políticas públicas de trabalho e renda, articulando projetos de inclusão social, qualificação profissional e desenvolvimento de cidadania”, definiu Bogado.

De acordo com ele, o Programa Sem-Fronteiras, com foco no social, atende 80 jovens de 16 a 24 anos com qualificação e inserção no mercado profissional. “A meta é chegar a 300 jovens preparados para o mercado”, ressaltou o secretário. A Central de Atendimento Especializada em Trabalho (CAET), com foco no emprego, contribui para a inserção e re-inserção do cidadão no mercado de trabalho. O objetivo é atender o trabalhador, captar uma vaga no mercado e inserir o trabalhador, de acordo com o seu perfil, nesta vaga.

Já a Incubadora de Cooperativas, com foco em geração de renda, aglutina três cooperativas: de garçom, costureira e manutenção e limpeza. “Também disponibilizamos cursos na área offshore como camareira, tarefeiro, entre outros”, informou. A Escola do Trabalhador, com foco em capacitação, foi outro projeto discutido. “Vamos atender jovens e adultos com formação educacional e capacitação”, disse o secretário de Trabalho e Renda.

Prefeito confirma Banco de Crédito Popular para Região Serrana

A Coordenadoria de Desenvolvimento da Região Serrana, da Semtre, foi mais um assunto em pauta na reunião. Segundo Cláudio Bogado, o objetivo deste setor é desenvolver o potencial econômico das comunidades da Serra.

O prefeito ressaltou que o governo, por meio do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec), vai inaugurar até o final do ano dois Bancos de Crédito Municipal na Região Serrana. “O governo municipal tem uma grande preocupação com a Região Serrana e vai continuar investindo nos distritos. Uma das próximas ações é a inauguração do Banco de Crédito Municipal no Córrego do Ouro e no Sana, que vai oferecer linhas de crédito com juros considerados mais acessíveis para a população de baixa renda, no fomento a atividades econômicas e sociais”, destacou Riverton.

O secretário também detalhou as ações da coordenadoria de projetos, que disponibiliza projeto de curso de salvatagem – exigência para se trabalhar em plataformas. “O curso de salvatagem proporciona ao trabalhador habitação para atuar na área offshore”, comentou. Dentro desta coordenadoria também estão incluídos os projetos de artesanato e o Primeiro Emprego Municipal, que prepara o jovem para seu primeiro trabalho promovendo inclusão social e exercício de cidadania.

O Posto de Atendimento ao Trabalhador, o relações trabalhistas Conselho Municipal do Trabalho – entidade de integração do poder público e a sociedade em -, os projetos Bellezza, de Hotelaria e Informática foram outros assuntos abordados no encontro.