logo

Prefeito discute uso compartilhado da Ilha de Sant´Anna com Marinha

06/03/2007 14:41:15 - Jornalista: Janira Braga

RIO - O prefeito Riverton Mussi e o secretário de Comunicação Social, Romulo Campos, se reuniram na segunda-feira (5) com o atual comandante do primeiro distrito naval, almirante José Antônio de Castro Leal e com o futuro comandante, almirante Luiz Umberto de Mendonça, para dar andamento na discussão para o uso compartilhado da Ilha de Sant`Anna. Os dois órgãos devem assinar convênio que prevê que a ilha continue em poder da Marinha, e com base em um plano de manejo, o local possa ser explorado pelo turismo ordenado.

- A prefeitura pretende automatizar o farol e fazer a manutenção, além da instalação da Marinha na praia – afirmou Riverton Mussi, ressaltando a gestão compartilhada das ilhas. Já o plano de manejo será elaborado pela prefeitura em conjunto com a Marinha, que vai dar suporte na fiscalização do cumprimento do plano.

O almirante Castro Leal ressaltou que dentre a jurisdição que a Marinha possui, está a Ilha de Santana, onde existe o farol. “Nesta ilha, estamos trabalhando para fazer o uso compartilhado do bem público. A Marinha continuará com seu farol e seu pessoal e a prefeitura participará na automação do farol, na manutenção das instalações e desenvolverá um projeto para que a ilha possa ser visitada pela população de Macaé”, disse.

Para que o plano de manejo comece a ser elaborado para a efetivação do turismo na ilha, prefeitura e Marinha vão assinar um convênio que está sendo feito pelos setores jurídicos dos dois órgãos. “Vamos assinar um ato administrativo cuja parte legal a prefeitura e a Marinha estão estudando”, comentou o almirante Castro Leal.

Já o futuro comandante do primeiro distrito naval, Luiz Umberto de Mendonça, salientou que vai dar continuidade administrativa ao processo do uso compartilhado da Ilha de Sant`Anna. “O comando da Marinha nos orienta para buscar novas fontes de recursos para custeio das nossas organizações militares. Com o convênio, permanecerá instalado o farol da Marinha na ilha e dentro da parceria com a prefeitura, a Marinha será desonerada da manutenção do local. Também vamos atender um anseio da sociedade de Macaé de dar acesso a essa ilha preservada”, frisou.

Além do uso compartilhado da Ilha de Sant`Anna, o prefeito e o comandante do distrito naval conversaram sobre a permuta de terrenos na região de Gleba Mato Escuro, na Fronteira, que vai permitir que a prefeitura desenvolva um projeto de reocupação urbana de caráter social, com assentamento para famílias que vivem em condições subnormais. A Marinha vai ceder um terreno e receber uma área da prefeitura que será usada para residência de militares.