O prefeito Riverton Mussi se reuniu, na manhã de terça-feira (22), com moradores da Virgem Santa, ouvindo solicitações de melhorias para a comunidade. O convite ao prefeito foi feito pelo presidente da Associação de Moradores, Jorge José Alves Vieira, com o apoio do coordenador geral do Plano Diretor, Hermeto Didonet. Estiveram presentes o secretário de Obras, Tadeu Campos, e assessores municipais.
O encontro aconteceu na praça da localidade, onde foram esclarecidas as providências tomadas pela prefeitura em relação às demandas e reivindicações locais. Entre as solicitações estão a melhoria da iluminação pública; abertura de uma sede dos Correios; melhoria do acesso à localidade, com recapeamento asfáltico em ruas de entrada ao bairro; e reformas da praça, da escola e da quadra poliesportiva, entre outras.
Elogiando o trabalho realizado pelo presidente da Associação que, segundo Riverton, “tem sido o porta-voz da comunidade, lutando pelo crescimento do bairro”, ele esclareceu, sobre a iluminação pública, que já foi solicitado à Ampla, a iluminação da estrada principal e de várias ruas locais, como a Rua C.
Riverton falou que será assinado, nesta semana, o contrato para o funcionamento dos Correios, em área já definida pela prefeitura. Em relação aos carteiros, para entrega de correspondência, disse que a comunidade vai contar com um lugar seguro para buscar suas correspondências, pois a prefeitura não tem como disponibilizar uma pessoa para a entrega, desde que os Correios proibiram a utilização dos menores do Nova Vida para entregar as cartas.
Outra solicitação foi em relação ao nome das ruas. O prefeito lembrou que até pouco tempo a Virgem Santa era zona rural e que, através de Lei de 2004 passou a ser zona urbana, mas não conta ainda com as ruas nomeadas. Hermeto Didonet disse que este fato não é um problema só da Virgem Santa. Conforme ele, um levantamento do Plano Diretor concluiu que 51% das ruas do município não têm nome.
- Já há uma comissão para estudar esse processo e aqui, na Virgem Santa, vamos contar com a comunidade para nos ajudar no batismo das ruas – ressaltou.
Um morador que reclamou da falta de água ouviu do prefeito que está em negociações com a Cedae para que o município assuma o abastecimento, visando solucionar a carência de água em vários locais da cidade.
- Não tenho poder sobre a água, que é de responsabilidade da Cedae. Estamos negociando com a empresa em relação ao passivo da companhia, estimado em 18 a 20 milhões de reais. Se as negociações avançarem, como desejo, vamos atacar a captação, o transporte até a adutora e a distribuição da água. Estou questionando o governo do Estado para que seja viabilizada a parceria entre o município e a Cedae, porque Macaé não pode mais continuar com esse problema – desabafou.
O prefeito informou que a prefeitura está comprando 11 caminhões, uma retroescavadeira, três máquinas Patrol, três carros limpa-fossas e outros equipamentos para melhor atender às comunidades na melhoria das ruas, limpeza de fossas e outras necessidades.
- Com a compra desse maquinário atenderemos melhor à população e diminuiremos os gastos com a locação de veículos – explicou, acrescentando que continua ouvindo às solicitações dos moradores e se compromete a atender, na medida do possível aos pedidos.
Riverton visitou, em seguida, a Escola Municipal Generino Teotônio de Luna, que recebe pintura. Ele solicitou ao secretário de Obras, Tadeu Campos, que efetuasse a ampliação da cozinha e outras melhorias na escola. Visitando a quadra poliesportiva da escola, disse que atenderá às solicitações da juventude da comunidade, com a reforma total da quadra.
Antes de terminar a visita à Virgem Santa, ouviu reclamações do funcionamento das vans alimentadoras no bairro e pediu à comunidade para oficializar as reclamações para que as providências possam ser tomadas. Em seguida, visitou outra área no bairro, onde ouviu solicitações em relação ao manilhamento do canal que corta a área, comprometendo-se a enviar ao local técnicos para estudar as necessidades.