logo

Prefeito e coordenadores das Câmaras Temáticas discutem Plano Diretor

13/10/2005 18:50:04 - Jornalista: Catarina Brust

Nesta quinta-feira (13) o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, reuniu-se com os dez coordenadores das Câmaras Temáticas que estão realizando estudos técnicos para traçar propostas para o Plano Diretor do município. O objetivo do encontro foi diiscutir com os coordenadores as ações futuras e avaliar as sugestões apresentadas pela comunidade.

O coordenador do Plano Diretor, Hermeto Didonet, fez um resumo das ações que a Coordenadoria Geral do Plano Diretor (Cogeplad) vem desenvolvendo durante o ano. As etapas já realizadas, em andamento e que irão acontecer até o encaminhamento do Projeto de Lei à Câmara de Vereadores foi apresentado ao prefeito.

- As demandas que vem aflorando da comunidade do município através das Oficinas de Mobilização estão subsidiando as discussões técnicas das Câmaras Temáticas. As câmaras vão produzir diagnósticos e propostas com diretriz no Plano Diretor – explicou Didonet.

Saneamento, áreas invadidas, mobilidade urbana e meio ambiente foram as principais questões levantadas durante a reunião. O prefeito informou que vão ser construídas várias micro-estações de tratamento de esgoto na cidade para minimizar a questão do saneamento e da drenagem. A Estação de Tratamento de Esgoto da Virgem Santa, na Linha Verde, quando ficar pronta, vai atender aos bairros da Aroeira, Centro, Bairro da Glória e Cancela Preta.

- Se tivermos que abrir mão de algumas obras porque a população apontou que quer obras de saneamento, vamos abrir. Poderemos até pedir a antecipação dos royalties para fazer o saneamento em todo o município – informou Riverton Mussi.

Outra questão que foi colocada pelo prefeito como uma de suas maiores preocupações, é em relação às áreas invadidas. Segundo Riverton, todos os dias chegam denúncias de novas invasões.

- Quando já existem moradores, temos que esperar a ordem judicial para fazer a retirada das famílias. Só esse ano já fizemos a desocupação de 214 residências que estavam em áreas invadidas, e principalmente, em áreas de risco – disse o prefeito.

A previsão do governo é minimizar o déficit habitacional do município nos próximos anos. As 307 casas que estão sendo construídas no bairro da Ajuda ficarão prontas ainda este ano, e irão abrigar famílias que estão em áreas invadidas, de risco e de preservação ambiental.

- Desapropriamos uma área de 240 mil metros quadrados para fazer o primeiro loteamento popular na cidade, e mais 50 mil metros quadrados para a construção de 300 casas, com dois quartos, para os servidores do município com desconto na folha de pagamento – explicou Riverton.

Parque e praça

O prefeito de Macaé informou também que entre os projetos do governo está a construção de um Parque municipal e de uma praça de lazer na Linha Verde. Já foram desapropriados os dois lados da Linha Verde. Do lado do Canal do Capote, que vai ser reflorestado, vai ser construído um Parque para preservar a área. Do outro lado, uma praça de lazer, sem equipamentos, vai abrigar quadras esportivas, pista de motocross, e onde vai ser realizado o FestVerão e o Carnaval.

Os coordenadores das Câmaras Temáticas também conversaram com o prefeito quanto a questões em relação aos gabaritos da orla da praia dos Cavaleiros, aos projetos de revitalização dos bairros do município e sobre mobilidade urbana. O presidente do Fundo de Desenvolvimento Econômico, Jorge Tavares Siqueira, explicou que já está acertada a transposição da malha ferroviária para outro lugar.

- No lugar da linha do trem poderemos implantar um sistema de transporte coletivo, como os ligeirinhos – explicou o prefeito, lembrando que os canteiros altos que dividem algumas avenidas da cidade, poderão servir para futuras ciclovias.

Outra questão colocada na reunião foi a padronização das calçadas, para melhorar a acessibilidade da população, e a largura das ruas. Segundo o prefeito, o ideal é que os novos loteamentos tenham ruas de nove metros no mínimo, ao invés dos seis que é o padrão atual.

As Câmaras Temáticas que estão discutindo propostas para o Plano Diretor são: Desenvolvimento econômico e sócio-cultural; Saneamento ambiental; Meio Ambiente; Habitação; Mobilidade Urbana; Parcelamento , uso e ocupação do solo; Requalificação urbana; Turismo; Região serrana e localidades rurais e Sistema municipal de gestão integrada.