O prefeito Riverton Mussi se reuniu na tarde desta sexta-feira (1º) com o gerente geral da Unidade de Negócios de Exploração e Produção da Bacia de Campos (UN-BC) da Petrobras, Carlos Eugênio da Resurreição, na sede da estatal, em Imbetiba, para discutir projetos em parceria para a comunidade macaense. Após a reunião, Riverton e Carlos Eugênio afirmaram que foi positivo o encontro e os assuntos discutidos terão andamento técnico.
O problema de alagamentos nas vias do Parque Valentina Miranda e o saneamento do bairro compuseram a primeira pauta da reunião. O presidente da associação de moradores do bairro, Luiz Cláudio Campos, informou ao gerente geral que após a Petrobras instalar uma tela no canal do Valentina Miranda, o escoamento da água pluvial para a Praia de Imbetiba ficou comprometido, causando os pontos de alagamento em dias de chuva.
Diante do problema, os técnicos da Petrobras e o secretário de Obras, Tadeu Campos, decidiram que uma ação conjunta entre a empresa e o governo municipal vai instalar as chamadas “bocas de lobo” nas ruas adjacentes da estatal para evitar os alagamentos. Além disso, a Petrobras vai retirar a tela do canal, após a cobertura desta vala.
ELEVATÓRIA - Outra ação que poderá beneficiar a comunidade do Valentina Miranda é a construção de uma elevatória no bairro. A idéia é que a prefeitura elabore o projeto de construção da elevatória e a Petrobras financie. Já a manutenção e a operação ficariam por conta do governo municipal.
- A reunião foi positiva porque discutimos projetos importantes para a comunidade e a empresa se mostrou novamente muito parceira e solidária em relação aos problemas – afirmou o prefeito Riverton. O gerente geral da UN-BC disse que a Petrobras tem responsabilidade de atuação junto à comunidade que está inserida, ao município e aos seus funcionários e quer sempre trabalhar em parceria. “Queremos participar da solução dos problemas”, comentou.
Para o presidente da associação de moradores do Valentina Miranda, Luiz Cláudio, o resultado da reunião foi proveitoso. “Se conseguirmos resolver os problemas de água pluvial e esgoto do bairro, será uma vitória. Esta primeira reunião foi ótima”, comemorou.
Participaram da reunião os secretários de Comunicação, Romulo Campos; Obras, Tadeu Campos; os subsecretários de Obras, Mário Bucker e Meio Ambiente, Carlos Renato Mariano e o assessor de Obras, Marcelo Mussi. Compuseram a equipe técnica da Petrobras a gerente de Comunicação da UN-BC, Gláucia Terra; os gerentes de Suporte Técnico, Sebastião Martins; Planejamento e Marketing, Arísio Stanzani; Tecnologia da Comunicação, José Antônio Stivanini; Serviços Compartilhados, José Eduardo Carramenha. O presidente da Federação das Associações de Moradores de Macaé (Famma), Edson Dias, também participou da reunião e engrossou a necessidade das intervenções no Valentina Miranda.
Prefeitura quer aumentar câmeras de segurança na cidade
Fortalecer o setor de segurança em Macaé. Este também foi assunto em pauta entre o prefeito Riverton Mussi e o gerente geral da UN-BC, Carlos Eugênio da Resurreição. O prefeito explicou que quer fomentar uma central única para concentrar representantes das diversas forças de segurança municipal e estadual no combate ao crime. “Vamos ampliar o sistema de monitoramento de câmeras na cidade para inibir a criminalidade”, disse.
Para contabilizar o aumento do número de câmeras de segurança, os técnicos da prefeitura pediram aos gerentes da Petrobras e ao gerente geral a utilização compartilhada do cabeamento de fibra ótica da empresa. No entanto, o gerente de Tecnologia da Comunicação, José Antônio Stivanini, esclareceu que a Petrobras somente possui fibra ótica ligando as bases de Imbetiba ao Parque de Tubos. Ficou decidido que será realizado um estudo para analisar o que pode ser feito neste caso.
O presidente da Guarda Municipal, Antônio Franco, participou desta reunião e ressaltou a importância de ações conjuntas para combater a criminalidade na cidade.