O prefeito Welberth Rezende vistoriou nesta segunda-feira (1°), com técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a estrada que liga o distrito do Trapiche à localidade de Serra da Cruz, onde o Rio São Pedro causa desgaste da passagem, diminuindo a largura para o trânsito de veículos. Os secretários de Obras, Felipe Pereira Bastos; do Interior, Rodrigo Franco e do Ambiente, Rodolfo Coimbra, acompanharam o prefeito.
"Aqui é uma área de assoreamento, que o rio mudou o curso e está desgastando a estrada da Serra da Cruz, importante para o município, que está ficando praticamente sem passagem. Viemos hoje com os profissionais das secretarias de Obras, Interior e Ambiente e o Inea para buscar a solução de engenharia para retomar essa questão", destacou o prefeito.
Welberth ressaltou que a prefeitura não pode abrir a licitação sem a autorização do Inea. "Queríamos que fosse mais rápido, mas sabemos do prazo de três a quatro meses para emitir autorização", detalhou.
"A estrada é importante tanto para o escoamento da produção rural quanto para o turismo - comentou o secretário de Interior, Rodrigo Franco. O vereador Tico Jardim acompanhou a comitiva. "Será uma obra significativa para os moradores, precisamos da liberação do Inea", comentou o vereador.
De acordo com o Superintendente do Inea Macaé, Ronaldo Paes Leme, as equipes técnicas de ambos os órgãos vão decidir os passos seguintes que visam bloquear o desgaste da estrada. "O prefeito Welberth nos convidou para verificarmos a situação da estrada e do rio, vamos sentar com a equipe técnica da prefeitura e do Inea e projetar para melhorar o fluxo de água do rio, impedindo o desassoreamento da estrada", pontuou.
Também nesta segunda-feira, o prefeito verificou com o secretário do Interior, Rodrigo Franco, a necessidade de troca de manilhamento de águas pluviais em Glicério, em locais onde há alagamento em dias de chuva forte.