Prefeito e presidente da Firjan visitam obra de construção do Senai

04/12/2006 20:06:44 - Jornalista: Janira Braga

O prefeito Riverton Mussi e o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Eduardo Eugênio Gouveia Vieira, visitaram nesta segunda-feira (4), após encontro com empresários no Hotel Dubai, a obra de construção do Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que está em andamento na Linha Azul e vai permitir a capacitação profissional de 600 alunos por turno, totalizando 1,8 mil alunos por dia. Eduardo Eugênio informou que a unidade será inaugurada em novembro de 2007.

- São R$ 30 milhões investidos no Senai/Macaé. Estamos construindo esta unidade porque existe mercado e demanda em Macaé de mao-de-obra especializada. Basicamente vamos promover cursos que a Petrobras demanda, mas não exclusivamente. Vamos desenhar os cursos que a sociedade local precisa – afirmou o presidente da Firjan.

O novo Senai/Macaé ocupa uma área de 7,5 mil metros quadrados. De acordo com o prefeito, toda a área ao redor da unidade ganhará infra-estrutura urbana completa, dentro do projeto Bairro Feliz, do Novo Botafogo. “Vamos investir R$ 4,5 milhões no bairro, o que vai atingir toda esta região onde o Senai está sendo construído. A obra já foi licitada”, disse.

Riverton e Eduardo conversaram sobre as alianças entre governo e Firjan. Um dos assuntos em pauta foi a utilização da universidade do Ensino Superior do Senai para ser conveniada ao Complexo Universitário, em construção em anexo à Linha Verde, no município. “Estamos aproximando os projetos de Macaé com os projetos do Sistema Firjan, promovendo uma integração para o fortalecimento da cadeia de capacitação profissional do nível médio e também da formação superior na cidade”, destacou o prefeito.

O secretário de Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Energia, Alexandre Gurgel, lembrou que o Senai tem abrangência em todo o arranjo de produtos da indústria e atua nas carências de cada regiao com capacitação especializada. A expectativa é que o Senai implante em Macaé os cursos técnicos de petróleo, meio ambiente, segurança industrial, mecânico, eletricista, soldador, salvatagem, mergulho profissional, entre outros.

- O arranjo produtivo do petróleo e gás também desenvolveu na cidade outros segmentos, como a construção civil. Esta formação técnica é importante para o mercado de Macaé e poderá ser solicitada ao Senai pelo setor industrial. Queremos estabelecer convênios entre Senai e poder público municipal para atingir o maior número de munícipes possível com menor poder econômico de contratar cursos – disse Gurgel.

Eduardo Eugênio se reuniu com empresários macaenses membros do Comissão Municipal da Firjan, do Centro Industrial do Rio de Janeiro (Cirj). “O presidente da Firjan veio discutir os principais projetos nos quais a Firjan pode funcionar como fomentadora junto ao governos e instituições em todos os níveis”, afirmou o secretário de Indústria e Comércio.