O prefeito Riverton Mussi e o reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Aloísio Teixeira, conversaram nesta quarta-feira (19), no gabinete, sobre a implantação de novos cursos de graduação da universidade em Macaé. O reitor, acompanhado de parte da diretoria técnica da universidade, afirmou que já foram aprovados para iniciar os cursos de Medicina e Engenharia para “no máximo em 2009”. O presidente da Fundação Educacional de Macaé (Fumeac), Joelson Tavares, também participou do encontro.
- De imediato, vamos implantar em Macaé o Instituto de Química e a faculdade de Farmácia em 2008. Já a faculdade de Biologia está instalada na cidade. Os cursos de Engenharia e Medicina também foram aprovados para Macaé. Verificamos a possibilidade de algum curso de Engenharia ser estabelecido na cidade no segundo semestre de 2008 – destacou o reitor.
Riverton Mussi reforçou que a Cidade Universitária – que está instalada em uma área de 95 mil metros quadrados na Linha Verde - está disponível para a instalação de cursos da UFRJ e informou que novos blocos serão construídos para salas de aula e laboratórios específicos. “A UFRJ é parceira do município e muito importante para a ampliação da oferta de curso superior na cidade. Vamos oferecer a estrutura física para a instalação dos novos cursos e intensificar o desenvolvimento sócio-educacional voltado para o munícipe”, disse Riverton.
Aloísio Teixeira ressaltou ainda que outros cursos estão em discussão como a Escola de Enfermagem e a faculdade de Nutrição. “Estamos conversando para aumentar nossa participação no Ensino Superior em Macaé. Valorizamos a liderança do prefeito neste processo inovador”, disse.
A implantação da Escola Técnica Rural no distrito de Córrego do Ouro foi outro assunto abordado pelo prefeito Riverton Mussi. “Até o prédio ficar pronto, vamos utilizar uma antiga fábrica que desapropriamos no terreno em anexo e gostaríamos de ter a UFRJ como parceira na Escola Técnica Rural”, frisou. Na reunião, ficou firmada a parceria neste projeto.
Segundo o presidente da Funemac, Joelson Tavares, o investimento no Ensino Superior feito pela prefeitura mostra o compromisso com o desenvolvimento local sustentável. “O encontro desta quarta ratificou o compromisso da universidade com Macaé em ampliar sua atuação e trazer professores, pesquisa e extensão para a cidade”, enfatizou Tavares, acrescentando que a aplicação de investimentos em Ensino Superior dá mais oportunidade para o morador de Macaé.
Pesquisa e extensão da UFRJ serão instaladas em Macaé
O diretor do Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé (Nupem), professor Francisco Esteves, disse que a ampliação da atuação da UFRJ na cidade é importante não somente para o Ensino Superior, mas para pesquisa e extensão. “O conhecimento é fundamental para qualquer política pública”, pontuou.
De acordo com a diretora do Instituto de Química da UFRJ, Cássia Curan, o projeto para Macaé é realizar um trabalho em conjunto entre as graduações de Biologia e as duas novas que começam em 2008: Farmácia e Química. “Vamos trabalhar de forma integrada”, disse Cássia.
Já o diretor da faculdade de Farmácia, Carlos Rodrigues, comentou que um dos projetos agregados à graduação é a instalação de uma farmácia fitoterápica. Riverton informou que no horto municipal será disponibilizada uma área para plantas medicinais.
Riverton Mussi disse ainda que está em andamento a desapropriação do Iate Clube de Macaé para a Escola de Pesca em parceria com a UFRJ. Também participaram da reunião no gabinete o vice-presidente da Serla, Luciano Diniz, o consultor técnico da Funemac, Adelmo Daumas, o diretor da Faculdade de Medicina da UFRJ, Antonio da Cunha, entre outros.