Durante reunião no gabinete, na tarde desta quinta-feira (1º), entre o prefeito Riverton Mussi e os vereadores Maxwell Vaz, Jorge de Jesus, Marilena Garcia, Eduardo Cardoso, Julio César de Barros, o Julinho do Aeroporto e o secretário de Governo, André Braga, foi articulado um encontro com o secretário de Estado de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, na segunda-feira (05), na sede do órgão estadual, no Centro do Rio, às 9h30min. O objetivo é cobrar uma ação enérgica do Estado na área de segurança pública da cidade, como mais rapidez para a instalação da Delegacia Legal.
- Estamos tomando as medidas municipais na área de segurança pública, com o aumento das câmeras de segurança em pontos estratégicos, o projeto para instalação de portais na entrada da cidade com monitoramento de placas de carro e a disponibilização de uma área para o Estado para a construção da Delegacia Legal. Além disso, estamos dispostos a construir o prédio da Delegacia Legal, fazendo uma permuta com o Estado com o prédio do antigo Fórum – afirmou o prefeito.
Outra ação citada por Riverton é o investimento em iluminação pública. “Enviamos ao Tribunal de Contas do Estado o pedido para abertura de licitação para a troca de 15 mil pontos de luz em toda a cidade. Para dar continuidade ao processo, precisamos da aprovação do tribunal, que estamos aguardando”, disse o prefeito.
O secretário de Governo e vice-presidente do Conselho Comunitário de Segurança, André Braga, observou que a atual delegacia não fornece as condições necessárias de trabalho. “Macaé é a base da economia do Estado do Rio e precisamos de uma ação conjunta neste momento”, comentou.
Todos os vereadores foram unânimes em ratificar a necessidade de investimento por parte do Estado na cidade na área de segurança. “O Batalhão de Polícia Militar de Macaé, por exemplo, tem um contingente de 400 homens para atender seis cidades. Em Campos, são 800 policiais”, comparou Julinho do Aeroporto. “Somente uma ação conjunta, com contribuição tanto do poder público quanto da sociedade, poderá reverter o quadro de violência em Macaé”, opinou o presidente do Conselho Comunitário de Segurança, vereador Maxwell Vaz.
Executivo e Legislativo municipal vão levar assunto a Lula
Uma possível viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Rio, na próxima quarta-feira (07) despertou a atenção do prefeito e dos vereadores durante o encontro realizado no gabinete. Ficou decidido que será formada uma comitiva de Macaé para ir até Lula e pedir ajuda ao governo federal para combater a criminalidade em Macaé. “Precisamos unir forças para resolver o problema da violência em nossa cidade”, comentou a vereadora Marilena Garcia.