O prefeito em exercício, Carlos Augusto de Paula, o Carlão, apresentou a posição de Macaé no setor de turismo, durante o Encontro Regional da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do estado do Rio de Janeiro – ABIH-RJ, na manhã desta sexta-feira (09), realizado no hotel Vilarejo em Rio das Ostras. Também estiveram presentes à abertura do evento os prefeitos Carlos Augusto Carvalho Balthazar (Rio das Ostras) e Antonio Carlos Pereira da Cunha (Búzios); o presidente do Conselho Deliberativo da ABIH, Pedro Fortes, e o secretário de Estado de Turismo-RJ, Sérgio Ricardo Martins de Almeida.
O principal objetivo do encontro é promover a aproximação entre os hoteleiros de Macaé, Rio das Ostras e Búzios, os prefeitos desses municípios e os dirigentes de turismo do Estado do Rio de Janeiro, identificando as ações necessárias à melhoria e ao desenvolvimento da hotelaria e do turismo receptivo local.
Carlão parabenizou o prefeito de Rio das Ostras pelos investimentos no setor, e revelou que a meta da prefeitura de Macaé é incrementar o turismo de lazer. “Hoje, o desafio de Macaé é fazer com que o turismo de lazer cresça, principalmente na região serrana”, enfatizou. Carlão disse que para isso a prefeitura está oferecendo cursos profissionalizantes na área e criando infra-estrutura, como a melhoria de estradas. “Até o ano que vem, fica pronto o Anel Viário, que vai integrar toda a região”, revelou.
O prefeito interino também estabeleceu uma relação entre o turismo praticado no município e o seu Produto Interno Bruto (PIB), e citou os investimentos do setor. “O turismo de negócios já responde por 10% do PIB do município. Nos últimos três anos, a cidade recebeu altos investimentos do setor hoteleiro, com a construção de hotéis de grande porte, entre eles o Sheraton, que será inaugurado este ano. Temos em Macaé aproximadamente 100 hotéis e pousadas com lotação garantida de segunda a sexta-feira”. Carlão também mostrou a disposição da prefeitura de Macaé em se integrar aos outros municípios na busca de ações eficazes para fazer da região um pólo do turismo receptivo.
O prefeito em exercício elogiou a iniciativa e os objetivos do evento e frisou o interesse de Macaé em participar das metas que serão discutidas e estabelecidas durante o evento. “A prefeitura de Macaé está atenta ao segmento do setor hoteleiro e disposta a colaborar e ser parceira, sempre que possível, para tornar o turismo uma atividade rentável em nossa região".