Foto: Flávio Sardou
A extensão do benefício deverá ser publicada neste sábado (4)
Aplaudido de pé por uma plateia lotada de pescadores, o Prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, anunciou nesta sexta-feira (03) a inclusão de mais 150 pescadores que passarão a receber a remuneração pela Frente de Trabalho do Defeso do Camarão e da Piracema. Com o aumento, o município passará a contar com 500 pescadores beneficiados.
O anúncio da mudança foi realizado em uma reunião com os pescadores no Paço Municipal, em que o Prefeito anunciou ainda o pagamento das duas primeiras parcelas do benefício, que será realizado na segunda-feira (6). A extensão do benefício deverá ser publicada neste sábado (4) por meio de um decreto municipal e todas as orientações para o recebimento serão fornecidas pela Subsecretaria de Pesca, localizada na Rua Dr. Júlio Olivier, 128, no Centro da cidade.
“Gostaria de agradecer a todos os pescadores, não só pela presença, mas pela grande ajuda na obra do Mercado de Peixe, na qual são fundamentais. A necessidade dos pescadores passa pela saúde, pela infraestrutura, pela educação e pelo defeso. Os pescadores têm no Governo um grande parceiro. O que a gente quer é uma vida melhor, com menos dificuldade para cada um de nós”, declarou Dr. Aluízio.
A Frente de Trabalho do Defeso do Camarão e da Piracema tem por objetivo minimizar os efeitos sociais causados pelo período de defeso, que vai de 1º de março a 1º de junho, e que visa proteger a reprodução e o desenvolvimento das espécies. Durante esse período, a pesca do camarão com redes de trama é proibida. Com isso, os pescadores cadastrados participam de frentes de trabalho que auxiliam na limpeza de locais como o cais do Mercado de Peixes, Pontal, Praia da Barra, Ilha do Francês, Canal Macaé-Campos e Rio Macaé. A primeira Frente de Trabalho será neste domingo, às 9h, no Pontal.
Além de pescadores, participaram do encontro representantes da prefeitura e vereadores da cidade. Subsecretário da Pesca, Vanderlei Miranda dos Santos, destacou que a extensão do benefício é uma conquista para os trabalhadores da cidade. “Estamos aqui para lutar pelos direitos dos pescadores e para fortalecer a Pesca no município”, declarou.
Líder do Governo na Câmara e integrante da Comissão Parlamentar da Pesca, o vereador Julio César de Barros, o Julinho do Aeroporto, destacou o trabalho do Prefeito para garantir melhores condições de trabalho para os pescadores do município. “Nós vemos o quanto Dr. Aluízio tem se dedicado às questões da pesca na cidade. Esse é o início de um grande projeto que vai ser desenvolvido em Macaé. O Tudo o que for feito para beneficiar os pescadores beneficiará também as famílias macaenses”, afirmou.
Pescadores aprovam medida do Governo
“A classe dos pescadores nunca foi tão lembrada como agora”. Foi com essa frase que o Presidente da Colônia dos Pescadores, Marcelo Pereira, resumiu o sentimento dos pescadores em relação ao aumento para 500 pescadores beneficiados com a Frente de Trabalho do Defeso.
Para Marcelo, o reconhecimento do valor dos pescadores para o município é a principal contribuição do Governo Municipal para a classe, que, segundo ele, é a que mais sofre com o impacto da indústria petrolífera.
“Esse encontro foi muito produtivo porque vimos que o trabalho dos pescadores é reconhecido pelo Prefeito com um apoio que poucos municípios oferecem. O aumento de 350 para 500 pescadores beneficiados é importante porque inclui um número importante de trabalhadores que passavam necessidade pelo fato de não poderem garantir seu sustento durante o defeso. Agora, são mais pescadores podendo receber o que é de nosso direito”, comentou.
Pescadores há mais de 30 anos no município, os irmãos Alamir e Ademilson dos Santos Coutinho, disseram que a extensão benefício será importante para a união da classe. “Alguns pescadores recebiam a remuneração pelo defeso e outros não, o que causava muito desconforto entre nós. Com esse aumento do número de pescadores, agora a situação vai ficar mais equilibrada”, avaliou.