logo

Prefeito estreita relações internacionais com Angola

16/09/2005 17:43:44 - Jornalista: Janira Braga

O prefeito Riverton Mussi participou nesta sexta-feira (16), em Luanda, capital da Angola, na África, de uma reunião com o ministro-presidente da Agência Nacional de Investimento Privado (Anip) local, Carlos Antônio, junto com a comitiva de Macaé formada por um grupo de empresários, pelo secretário de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan e pelo Coordenador de Comércio Exterior, Adolpho Moura.

De acordo com o prefeito, no encontro foi discutida a possibilidade de ser montado um consórcio entre empresários de Macaé e de Angola para a realização de parcerias, entre elas e a prestação de serviços. “A reunião foi excelente, o presidente da Anip achou interessante a proposta e a partir daí, essa idéia será apresentada oficialmente”, informou Riverton.

O tratado Pró-África, assinado ano passado entre Brasil e África, poderá impulsionar a proposta. O prefeito também se encontrou com os ministros do Petróleo, da Saúde, da Ciência e Tecnologia e da Cultura. O intercâmbio comercial, industrial, turístico e social entre as cidades angolanas e Macaé foi um dos assuntos tratados.

PETRÓLEO - Riverton também manteve contato com empresários angolanos de atividades de petróleo e gás, agricultura, entre outras áreas. O Secretário de Ciência e Tecnologia acentuou que os investidores angolanos demonstraram interesse nos pólos de desenvolvimento do governo de Macaé.

- Existe interesse social de iniciativa privada entre Brasil e Angola. Os empresários avaliaram como positiva a concepção do Pólo Industrial de Macaé e também demonstraram interesse nos pólos universitário e tecnológico – afirmou Jordan.

No final da tarde desta sexta, a embaixada angolana ofereceu um coquetel para a comitiva macaense, no qual participaram empresários e líderes do poder público de Angola. Neste sábado (17), a comitiva de Macaé terá um almoço oferecido pela Odebrecht em homenagem ao grupo macaense e ao embaixador do Brasil em Angola, Jorge Taunay, que está deixando o cargo. “Taunay pediu licença ao Itamaraty para ficar mais 15 dias no cargo para receber a comitiva de Macaé em Angola”, ressaltou o coordenador de Comércio Exterior, Adolpho Moura.

Desde segunda-feira (12), a comitiva se encontrou com oito ministros de estado, que demonstraram o interesse de fortalecer as relações entre Macaé e os municípios angolanos nas áreas cultural, de educação e saúde. “Os empresários de Macaé estão satisfeitos com as rodadas de negócio e os contatos em Angola. Nossa programação foi satisfatória tanto na parte empresarial, como institucional”, destacou o Coordenador de Comércio Exterior. A comitiva retorna ao Brasil no final de semana.