logo

Prefeito fala de parcerias com Estado e retorno das aulas presenciais

04/08/2021 17:07:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Ana Chaffin

Em entrevista a Hits FM, Welberth Rezende adiantou agenda do governador, Cláudio Castro, nesta quinta ao município

O prefeito Welberth Rezende afirmou, em entrevista na rádio Hits FM na manhã desta quarta-feira (4), que o diálogo com o governo do Estado é prioridade para Macaé. Durante o programa de Robson Oliveira, o chefe do Executivo adiantou a agenda do governador, Claudio Castro, que vem ao município nesta quinta-feira (5), e falou sobre o pacote de medidas que devem ser anunciadas durante a visita. As ações fazem parte das comemorações dos 208 anos da cidade, celebrado no dia 29 de julho.

O encontro das autoridades terá início no bairro Aroeira, precisamente no Canal do Capote, com o lançamento do Programa Limpa Rio. O objetivo é desassorear os canais do município para evitar os alagamentos em períodos de chuvas. Em seguida, governador, prefeito, secretários e deputados estaduais seguem para o bairro Ajuda. No local, haverá plantio de 208 mudas da Mata Atlântica, que irão simbolizar o projeto Floresta do Amanhã, que beneficiará o município com 10 mil mudas às margens do Rio Macaé.

“O diálogo com o governador é muito importante para Macaé, pois entendemos que a aproximação com todos os entes federativos proporciona benefícios para a população. Estaremos alinhando, ainda, questões como o novo Corpo de Bombeiros, obras de duplicação da RJ-106, ponte Ivan Mundim, nova rodoviária, asfaltamento da região serrana, revitalização do centro comercial da cidade, além da Cedae, com o intuito de buscarmos novos horizontes para melhorar o abastecimento de água”, frisou Welberth.

Em outro ponto destacado pelo prefeito está a solicitação por maior número de doses de vacinas contra a Covid-19, enviadas pelo governo do Estado para Macaé – que atualmente está imunizando o público geral de 35 anos com a primeira dose. “Já cobramos o governo do Estado, que por sua vez segue o Plano Nacional de Imunização (PNI), e a ideia é avançar. Na área de assistência, Macaé foi considerada pela Secretaria Estadual de Saúde uma das três melhores cidades no combate ao Coronavírus. Estamos na faixa verde e com 25% de ocupação dos leitos, por isso, teremos o retorno presencial das aulas este mês. Estamos realizando tudo que for possível para avançar”, acrescentou Welberth.

Retorno presencial das aulas - Com a redução das taxas de contaminação da Covid-19, o prefeito garantiu o retorno gradual das aulas presenciais no próximo dia 16. A medida, segundo ele, segue o direito constitucional da Educação, além de ter sido avaliada pelo Colegiado de Diretores, Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde.

A secretária adjunta de Educação Básica, Andréa Carvalho, reforçou que o retorno não é obrigatório e a rede está preparada com todos os protocolos de segurança da Organização Mundial de Saúde (OMS). “Esperamos contar com apoio das famílias”, disse a secretária destacando que o ensino virtual permanecerá para os alunos que optarem ficar em casa.

Em relação ao Bolsa Alimentação, Welberth informou que o último pagamento será realizado no final do mês, porém, a prefeitura já avalia outros métodos de distribuição de renda. “O Bolsa Alimentação era um benefício enquanto os alunos ficavam em casa, mas com o retorno presencial iremos avaliar outros tipos de auxílio para quem possui este perfil ”, afirmou.