O prefeito Riverton Mussi firmou nesta quinta-feira (05), por meio de um termo de cooperação técnica com o Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé (Nupem) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Petrobras, a implantação no município do Projeto Pólen. O objetivo é criar um pólo de educação ambiental na cidade – uma das treze envolvidas - e difundir ações de gestão ambiental em diversos segmentos da sociedade. A assinatura do convênio foi realizada no gabinete.
Quatro profissionais da prefeitura – três biólogas e uma engenheira florestal – foram selecionados para trabalhar no pólo de educação ambiental, cujo espaço físico será cedido pelo governo municipal e formará o Pólo Macaé. O Pólen vai promover condições para que as profissionais desenvolvam ações mobilizadoras junto às comunidades e contribuam para discussão de questões ambientais.
A importância da participação das servidoras públicas – duas da secretaria de Educação e duas da secretaria de Meio Ambiente – foi destacada pelo prefeito. “As profissionais serão multiplicadoras de ações de educação ambiental. Elas passam por um processo de capacitação e vão difundir em escolas, grupos específicos e sociedade em geral o conhecimento adquirido para o fortalecimento das ações de educação ambiental na cidade”, pontuou.
De acordo com o diretor do Nupem, Francisco Esteves, o convênio é um marco para o desenvolvimento da consciência ambiental na cidade. “Pólen é o gameta das plantas e esse projeto vai dar certo com a união do gameta Nupem/UFRJ com os gametas Petrobras e prefeitura”, comparou Esteves, acrescentando que o desenvolvimento da cidade deve acompanhar a geração de projetos ambientais. O Nupem será responsável pela formação do corpo técnico cedido pela prefeitura em educação voltada para o meio ambiente.
O Projeto Pólen é classificado como medida mitigadora para o licenciamento ambiental da atividade de ampliação do sistema de tratamento e escoamento do Campo de Marlim, por meio do FPSO P-47, e da atividade de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Campo de Espadarte e área leste do Campo de Marimbá, por meio do FPSO Espadarte, localizados na Bacia de Campos. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) apóia o projeto.
A Petrobras foi representada no evento pelo gerente de contrato do Projeto Pólen, o também vereador Maxwell Vaz. “A Petrobras acredita no processo da educação ambiental e junto com a UFRJ, criou um programa de capacitação para as servidoras selecionadas. O objetivo é desenvolver uma política perene na área de educação ambiental”, comentou Maxwell.
A estrutura geral do projeto é baseada na realização de um curso de Formação de Educadores Ambientais (360 horas) e de dois cursos de princípios de Gestão Ambiental (20 horas). Os municípios que participam do Projeto Pólen são Macaé, Campos, Cabo Frio, Araruama, Saquarema, São Francisco de Itabapoana, Rio das Ostras, São João da Barra, Arraial do Cabo, Casimiro de Abreu, Búzios, Quissamã e Carapebus.