Cônsules da Espanha, Alemanha e Finlândia - integrantes da União Européia – conheceram nesta quinta-feira (23) as facilidades de negócios, infra-estrutura para grandes empreendimentos e dinamismo da economia macaense, em encontro com o prefeito Riverton Mussi, o coordenador de Comércio Exterior, Adolpho Moura e o secretário de Governo, André Braga, no Hotel Sheraton. A reunião fortaleceu os laços entre Macaé e os representantes dos países europeus com vistas a novos investimentos na cidade.
- A relação de Macaé com a comunidade estrangeira reforça os laços comerciais para possibilidades futuras. Hoje, a mola-mestra de nossa economia é o petróleo, e a energia é o ponto forte da economia mundial. Podemos crescer com o petróleo, e buscar alternativas inclusive com outras fontes de energia, como o biodiesel, com o objetivo de chegar ao desenvolvimento sustentável – afirmou o prefeito.
Os dados socioeconômicos do município, além das informações de logística e de desenvolvimento foram assuntos durante o encontro com os cônsules. O prefeito explicou que Macaé é capital nacional do petróleo por fazer parte da bacia responsável pela produção de 83% do petróleo nacional e 42% do gás natural. Riverton destacou que a cidade está investindo na logística com o projeto da ampliação do aeroporto do município junto com a Infraero, a implantação do Centro Logístico Industrial Aduaneiro (Clia) e do novo Terminal Marítimo.
Para o Coordenador de Comércio Exterior, Adolpho Moura, a reunião com os cônsules sinaliza ampliação da relação de comércio internacional que pode ser na área de petróleo e gás ou em outros segmentos. “Estamos criando um ambiente de cordialidade com a União Européia e queremos desenvolver as indústrias nacional e internacional juntas”, pontuou.
A comitiva internacional foi unânime em afirmar que teve uma ótima impressão de Macaé desde a chegada. “Nós, cônsules da União Européia, viemos buscar informações sobre Macaé, que é uma cidade emergente em função do petróleo. A expectativa é fazer negócios, até com importação e exportação”, comentou o cônsul-geral da Alemanha, Stephan Krier.
A cônsul-geral honorário da Finlândia, Diana van Aduard, informou que indiretamente, Macaé tem relação com a Finlândia, por meio de empresa que fornece sistema de controle de energia. “Percebi que a cidade tem muitas oportunidades, é um pólo que está se desenvolvendo. Conheci Macaé em 1995 e fiquei impressionada com a explosão de desenvolvimento”, frisou Diana van Aduard. A Finlândia é hoje o país membro que preside a União Européia. Em janeiro do próximo ano será a vez da Alemanha presidir o bloco econômico.
Já o cônsul geral da Espanha, Rafael Fernández-Pita, disse que Macaé é um município com grande potencial de desenvolvimento e que tem laços econômicos com a Espanha por meio de empresas que fazem investimentos imobiliários. “Existe a possibilidade de ampliarmos nossos negócios”, frisou.
‘Macaé avança no comércio internacional’, afirma André Braga
O secretário de Governo, André Braga, avaliou que a atual administração impulsiona o comércio internacional entre Macaé e as cidades consolidadas no mercado pelas características econômicas. “A integração com o comércio exterior e com o aproveitamento de experiências representa o futuro da economia de auto-sustentabilidade de Macaé, com os bens renováveis e os bens permanentes, como a ciência e tecnologia”, comentou Braga.