logo

Prefeito inaugura Casa do Curativo dia 15

07/01/2015 09:30:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: João Barreto

Casa do Curativo tem equipe multidisciplinar

Projeto pioneiro na região, a Casa do Curativo, que será Polo de Prevenção e Tratamento de Lesões Cutâneas, já está funcionando. A unidade, localizada no cruzamento entre as ruas Euzébio de Queiroz e Visconde de Quissamã, no Centro, tem como objetivo reduzir os números de amputações, principalmente de pacientes com doenças crônicas: diabetes e hipertensão. O prefeito Dr. Aluízio faz a inauguração no dia 15 de janeiro, às 16 horas.

O secretário de Saúde, Pedro Reis, ressalta que o espaço foi todo reformado e visa atender à população em um ambiente humanizado e preparado com profissionais capacitados. “Estamos oferecendo um atendimento especializado, principalmente aos pacientes portadores de úlceras de pele e lesões crônicas”, afirmou.

A Casa do Curativo conta com salas para atendimento de lesões de grau 2 (úlceras crônicas de difícil cicatrização), central de material esterilizado simplificado, consultório médico para as especialidades de cirurgia vascular e dermatologia, sala de podologia e de verificação de pressão.

A gerente da unidade, Michelle Almeida, acrescentou que a Casa do Curativo foi toda adaptada para receber pessoas com deficiência. Ela disse ainda que o atendimento será de pacientes encaminhados das Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Especialidades e Estratégia Saúde da Família (ESF), portadores de feridas crônicas, pacientes diabéticos, com infecções na pele que necessitam de tratamento longo e específico.

- Nossa meta com este projeto é reduzir o número de amputações no município. Dados do Programa de Doenças Crônicas não Transmissíveis e do Núcleo de Vigilância Hospitalar dos Hospitais Público Municipal de Macaé (HPM) e da Irmandade São João Batista registraram 34 amputações nos primeiros oito meses de 2014 -, apontou.

A dona de casa Ancira da Conceição Alves Silva foi uma das primeiras pacientes atendidas na Casa do Curativo. Ela faz o tratamento nas duas pernas desde setembro de 2014, mas há 30 dias é atendida pela rede municipal de saúde. Portadora de úlcera vasculogênica, precisa, a cada sete dias, fazer a troca da “bota de unna”, que utiliza em uma das pernas.

- O funcionamento da Casa do Curativo é um grande avanço. Além disso, o atendimento é excelente e os funcionários são muito atenciosos. Antes de ser atendida pela rede municipal, gastava R$ 60, por semana, para comprar a “bota de unna”, além de faixas e gazes -, contou a dona de casa.

A Casa do Curativo tem equipe multidisciplinar formada por médico angiologista, dermatologista, assistente social, podólogo e enfermeiro especializado no tratamento de lesões cutâneas. De acordo com Michelle, para tratamento destas lesões são utilizados produtos de alta tecnologia, inclusive importados.