Foto: Flávio Sardou
O novo espaço será voltado para o tratamento de crianças, de 18 meses até 12 anos, com neuropatias
Uma parceria entre as secretarias de Agroeconomia e de Saúde de Macaé promete mudar a qualidade de vida de muitas crianças do município. O Prefeito Dr. Aluízio inaugurou na manhã desta sexta-feira (12) o Espaço Passo Amigo de Equoterapia, que funciona no interior do Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha. O novo espaço será voltado para o tratamento de crianças, de 18 meses até 12 anos, com neuropatias, como autismo e síndrome de down ou que tenham indicação médica para um trabalho complementar para desenvolver sua psicomotrocidade e seu biopsicossocial, com atividades lúdicas com cavalos.
Ao lado de vários membros de seu secretariado, o Prefeito conheceu o novo espaço juntamente com as famílias das crianças que serão atendidas pela terapia no município. A Secretaria de Saúde disponibiliza uma equipe multidisciplinar do Centro de Reabilitação, como fisioterapeutas, psicólogos e terapeutas capacitados pela Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-Brasil), enquanto que a Secretaria de Agroeconomia fica responsável pela manutenção do espaço e dos animais utilizados para este fim.
De acordo com o Secretário de Saúde, Flávio Antunes, o retorno da equoterapia para o município é a realização de um sonho antigo da área da saúde. “Quando nos propomos a voltar com a equoterapia, dêmos o nosso melhor para criar este espaço, mobilizar e treinar a equipe e conseguir os animais. Sou muito grato a todos que toparam participar deste desafio, pois este não é um projeto de governo, é um projeto para uma cidade melhor e com mais qualidade de vida, gerando os melhores resultados possíveis para os nossos pacientes”, disse.
Cymone Camolezi, uma das responsáveis pelo Espaço de Equoterapia, junto com José Geraldo Junger, definiu a abertura do espaço como um tratamento especial para crianças especiais. “Fico tão honrada em ter esta oportunidade de oferecer uma alternativa tão simples, bonita e eficaz no processo de melhoria destas crianças, que qualquer palavra será pouca para representar este momento. Agradeço a todos que se empenharam conosco, desde a equipe que colocou a areia no espaço, que pintou as cercas, até a quem doou os cavalos, pois cada um foi fundamental para a realização deste projeto”, declarou Cymone, extremamente emocionada.
O funcionário da Secretaria de Agroeconomia, José Prestes, esteve representando o Secretário Aurélio Vasconcellos, que não pôde estar presente no evento. “A base principal do nosso trabalho é a boa vontade e ter nossos corações e mentes voltados exatamente para isto: promover melhorias significativas para Macaé e sua população e temos certeza do sucesso da Equoterapia com nossas crianças”, destacou.
No palco ao lado de várias mães com os filhos que realizam a terapia, o Prefeito Dr. Aluízio ressaltou que o objetivo do Governo Municipal é propor e realizar ações em prol da melhoria de vida em Macaé.
“O melhor governo é aquele que tem propostas que se concretizam para o benefício dos munícipes, que tornam a sua cidade melhor e que tem como principal interesse servir a população em primeiro lugar. Chamamos todas as mães e crianças para estarem neste palanque, porque são elas que merecem estar aqui verdadeiramente, pois este é um espaço da população, do município como um todo e não de um projeto político”, declarou
“Queremos um Governo que atenda e cuide bem das pessoas, pois para nós a ordem deve ser inversa. Nós é que temos que servir a população, o que é uma responsabilidade gigantesca. Temos muitas coisas ainda a fazer, mas em pouco tempo já podemos ver uma mudança de conceito da cidade e este espaço é um exemplo disso, um local simples, bonito e que atende muito bem a quem o procura, pois o que queremos é ajudar e fazer o que estiver ao nosso alcance”, concluiu o Prefeito.
A mãe do pequeno Gabriel, Maria Lúcia Carvalho Pinto, fez um depoimento emocionante em público sobre a importância deste tipo de tratamento para o desenvolvimento de seu filho. “Agradeço a Deus e a todos desta equipe que se empenharam em trazer a equoterapia de volta a Macaé. Quando ele fazia, era muito claro ver a melhoria dele a cada dia, a cada semana. É um movimento a mais que consegue fazer, melhora na fala e principalmente, auxilia na sociabilidade dele, pois ele era um garoto muito agitado e agora já o sinto mais concentrado nas atividades e mais próximo das pessoas”, declarou Maria Lúcia, de maneira emocionada.
Equoterapia
De acordo com a Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-Brasil), órgão máximo do setor, a Equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas da saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais.
O tratamento emprega o cavalo como o agente promotor de ganhos a nível físico e psíquico e exige a participação do corpo inteiro, contribuindo assim para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio. A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem ainda novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima para a criança.