A população macaense ganhará neste primeiro trimestre uma série de inaugurações na área de saúde. As inaugurações fazem parte do pacote de ações sociais do governo municipal, que visam a melhoria do acesso da comunidade aos serviços oferecidos na rede municipal de saúde. “Hoje a população conta com uma bem estruturada rede de serviços, mas com a crescente demanda, ampliamos os investimentos na saúde nos últimos três anos”, garante o prefeito Riverton Mussi.
Uma das primeiras inaugurações será a do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), onde serão realizados atendimentos ambulatoriais e de emergência 24 horas. São quatro consultórios, centro de esterilização, laboratório de prótese, escovódromo e oficina de manutenção de equipamentos. A previsão é de que sejam atendidos mais de 200 pacientes por dia.
De acordo como o secretário Especial de Saúde, Luiz da Penha, os consultórios estão montados e a oficina de manutenção já está em operação. “Estamos acertando os últimos detalhes na parte física do laboratório de prótese e na parte elétrica de toda unidade”, ressaltou.
O CEO contará com atendimento aos portadores de necessidades especiais, tratamento de periodontia, restauração, cirurgia orla menor, endo-canal, odonto-pediatria, clínica geral, entre outros. O secretário Executivo de Saúde e odontólogo Paulo Seady, acrescenta que o trabalho de prevenção será intensificado. “Estamos instalando um escovódromo e uma sala interativa para palestras, exibição de vídeos e teatro de fantoches. O objetivo é orientar principalmente as crianças sobre a importância de uma correta higiene bucal”, disse.
Paulo lembra que a nova unidade - além de funcionar em sede própria numa área maior, o que permitirá uma melhoria da qualidade do atendimento - terá serviços que antes eram terceirizados como, confecção de próteses dentárias e a oficina de manutenção de equipamentos. “Iremos produzir próteses diversificadas (blocos, prótese fixa e coroas). Inicialmente pretendemos confeccionar uma média de 50 próteses por mês”, garante.
A oficina de manutenção de equipamentos já está em operação e conta com quatro profissionais que trabalham na recuperação de diversos aparelhos como refletores, auto-clave, compressores e demais periféricos.
Fisioterapia – Em fase final de reestruturação e adaptação da parte física, também será inaugurado neste período o Centro de Fisioterapia. A unidade será composta por todos os serviços de fisioterapia realizados atualmente no Centro de Especialidade Médicas Moacyr Santos, além de agregar novos programas. A unidade contará com equipe multidisciplinar, ampliando não só o número de atendimentos como também de serviços.
Os moradores da Barra e dos bairros próximos também ganharão uma nova unidade de saúde. O espaço onde funcionava a sede do setor administrativo Vinho receberá obras de reforma para abrigar a Unidade Básica de Saúde da Barra. A comunidade contará com atendimento ginecológico, odontológico, de puerpério, pediátrico, entre outros serviços. Também estão previstas as implementações de outros serviços na área de atenção básica e de especialidades.