Foto: Flávio Sardou
Prefeito vai ouvir a população para identificar e solucionar os principais problemas da saúde pública
Melhorar os serviços do setor da saúde do município, desde a humanização no atendimento até a garantia de materiais em estoque, é a grande proposta do Comitê Municipal de Gerenciamento de Crise na Saúde que o prefeito Dr. Aluízio criou na noite desta quarta-feira (13). Durante uma reunião no auditório do Paço Municipal com membros da área da saúde pública de Macaé, Dr. Aluízio instalou oficialmente o comitê na cidade, que funcionará no próprio gabinete do prefeito. A primeira reunião oficial do grupo acontecerá na terça-feira (19).
Constituído por membros da Secretaria de Saúde, Controladoria e Procuradoria Geral do Município e um grupo de dez pessoas escolhidas por meio de assembleia, entre elas enfermeiros, técnicos e coordenadores, além do próprio prefeito, o comitê será a principal ferramenta da administração municipal para identificar e solucionar os principais entraves da saúde pública do município.
- A necessidade de melhorias do cenário da saúde municipal nos chamou muita atenção. Acabamos de finalizar uma auditoria e todos os dados levantados serão colocados em pauta pelo comitê durante as reuniões, e ninguém melhor do que as pessoas que lidam diretamente com a população para nos repassar as demandas mais urgentes e nos sugerir a melhor maneira de atendê-las. Não estamos satisfeitos com o que vimos, mas até a próxima reunião do comitê, no dia 19, alguns problemas emergenciais já devem estar sanados, como o caso do desabastecimento das unidades de saúde - declarou o prefeito.
A ideia é iniciar os trabalhos práticos do comitê, solucionando o problema de abastecimento de materiais nas unidades de saúde municipais nos próximos cinco dias, para que nenhum serviço deixe de ser realizado por conta da falta de materiais. Em seguida, o grupo visitará todas as unidades de saúde para conhecer a realidade e a necessidade particular de cada uma delas, atendendo aos principais anseios da população usuária do serviço público de saúde.
- Primeiro identificamos o que está faltando e fizemos uma compra emergencial de materiais para suprir os estoques das unidades, o que já está acontecendo. O próximo passo é ir aos locais para averiguar se o abastecimento está sendo eficiente e, em seguida, reunir todas estas informações coletadas até terça-feira para ser apresentada a todos os membros do comitê e à população em geral – ressaltou.
O prefeito destacou que o governo vai comparar os cenários de antes e depois destas ações emergenciais para, depois, dar prosseguimento às demais etapas. “De qualquer forma, o governo municipal quer assegurar que a população não será mais penalizada por isso”, finalizou Dr. Aluízio.