logo

Prefeito participa do I Fórum Macaense de Responsabilidade Social Empresarial

14/03/2013 10:56:00 - Jornalista: Juliene Silveira

Foto: João Barreto

Foi realizado no auditório da Cidade Universitária, o I Fórum Macaense de Responsabilidade Social Empresarial.

Com o objetivo de sensibilizar a classe empresarial do município de Macaé sobre a realidade das instituições de acolhimento de crianças, adolescentes, jovens e idosos, foi realizado nesta quarta-feira (13), no auditório da Cidade Universitária, o I Fórum Macaense de Responsabilidade Social Empresarial. O evento contou com a participação conjunta dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, que pretendem fomentar as redes de relacionamentos entre instituições públicas, empresas cidadãs e cidadãos multiplicadores da responsabilidade social, além de formar parcerias de colaboração.

Durante a cerimônia, o prefeito Dr. Aluízio parabenizou a iniciativa do juiz titular da Segunda Vara de Família, da Infância, Juventude e Idoso da Comarca de Macaé, Raphael Baddini de Queiroz Campos, idealizador do projeto. De acordo com o prefeito, o governo deve assumir sua responsabilidade perante a sociedade. “Precisamos aumentar leitos em hospitais, vagas nas escolas e oferecer saneamento básico à população. Vamos fazer nossa parte, pois assim podemos diminuir a violência, o abandono e a revolta”.

No Fórum foram abordadas questões sociais para mostrar o perfil de cada instituição e as dificuldades enfrentadas no dia a dia para mantê-las. O intuito foi aproximar as unidades de acolhimento dos idosos, crianças, adolescentes e jovens em conflito com a lei da iniciativa privada, para que juntos formulem parcerias e possam oferecer condições dignas para os idosos, além de educação e profissionalização para os jovens.

- Não se busca, com a realização deste evento, ajuda financeira das empresas, tampouco vinculação política, mas a participação ativa do empresariado e da sociedade macaense nos cuidados com as crianças, adolescentes e idosos. O que se pretende é apresentar as entidades de acolhimento de crianças, adolescentes e idosos existentes no município, assim como suas dificuldades e necessidades. É mostrar como a iniciativa privada pode ajudar a melhorar a condição de vida dos acolhidos, explicou o juiz Raphael Baddini.

A cerimônia contou com três palestrantes: representante da Teia da Sustentabilidade desenvolvida em Macaé e Juíza Arbitral, Dra. Maria das Graças Fernandes Bastos; Coordenadora de Responsabilidade Sócio Ambiental da Bacia de Campos e representante da Petrobrás, Drª Denise Reynolds; Desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) Roberto Luis Felinto de Oliveira. A ideia foi abordar a temática da responsabilidade social e contribuir com suas experiências, mostrando as várias maneiras que existem para ajudar as instituições.

Participaram do evento, representantes de instituições municipais, empresas que possuem sede no município de Macaé, integrantes da sociedade civil e comunidade macaense, como: Centro Municipal de Apoio à Infância e Adolescência (Cemaia); Centro de Recursos Integrados de Atendimento Adolescente (Criaad); Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas); Além de representantes da organização não Governamental Recanto dos Idosos Sagrado Coração de Jesus e Liga Beneficente São João Batista. Todos fizeram apresentações de suas unidades, mostrando as maiores dificuldades encontradas e os projetos por elas desenvolvidos.