logo

Prefeito pede a ministro autonomia da Uned e ampliação de faculdades federais

28/08/2007 16:15:50 - Jornalista: Janira Braga

A autonomia da Unidade de Ensino Descentralizada (Uned) do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), unidade Macaé; a ampliação dos cursos das universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ) e Fluminense (UFF) em Macaé e a parceria na implantação da Escola Técnica Rural na Região Serrana. Esses três pedidos foram feitos pelo prefeito de Macaé, Riverton Mussi, ao ministro da Educação, Fernando Haddad, nesta terça-feira (28), durante encontro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

O ministro se comprometeu a participar em Macaé, no próximo mês, de uma audiência pública sobre a emancipação da Uned Macaé, que hoje é uma extensão do Cefet de Campos. De acordo com o prefeito, a reivindicação para a autonomia da Uned é necessária para a independência administrativa, orçamentária, financeira e acadêmica da unidade. “Com a autonomia, será mais fácil lutar por cursos diversos. A autonomia é uma vontade dos alunos e da unidade”, defendeu Riverton Mussi.

Acompanhado da vereadora Marilena Garcia, do vereador Jorge de Jesus e do secretário Especial de Desenvolvimento Social e Humano, Jorge Tavares Siqueira, Riverton ressaltou a importância da união dos poderes Executivo e Legislativo, além de toda a comunidade e os movimentos estudantis para a emancipação da instituição. O grupo entregou um manifesto com 15 mil assinaturas para Fernando Haddad com o pleito. A expectativa é que Macaé entre no programa do governo federal de reformulação das Uneds em todo o país.

O secretário Especial de Desenvolvimento Social e Humano, Jorge Tavares, ressaltou que o senador Marcelo Crivella – que também confirmou presença na audiência pública - deu o apoio à comitiva macaense na missão à Brasília e pontuou que a busca de parcerias federais e estaduais é uma constante do governo desde o início da atual administração. “Por meio das reuniões que travamos em Brasília, são implantados projetos na cidade aliados ao programa de governo”, comentou.

A vereadora Marilena Garcia observou a necessidade da autonomia da Uned para a cidade, inclusive para garantir a independência de gestão. “Macaé precisa de cursos de qualificação e a autonomia da Uned pode incrementar esses cursos ministrados para os jovens. Queremos que a Uned seja de fato um Cefet”, afirmou a vereadora.

Riverton Mussi disponibiliza Cidade Universitária para cursos federais

O prefeito Riverton Mussi lembrou ao ministro da Educação que Macaé possui hoje os cursos de graduação em Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal Fluminense (UFF). O custeio da universidade no município é feito pela prefeitura e a perspectiva do governo municipal é que, gradualmente, a UFF assuma custos. Riverton mostrou ao ministro da Educação o contexto socioeconômico que a cidade está inserida e a importância do investimento em mais cursos de qualificação profissional.

- Inauguramos em julho a primeira etapa da Cidade Universitária com um prédio de 30 salas de aula e o Centro Administrativo. Vamos iniciar a segunda fase, com mais blocos de salas de aula para disponibilizar para as universidades federais ampliarem sua atuação em Macaé e também para outras universidades públicas. Desde que começamos a pensar no conceito do que seria a Cidade Universitária, tivemos como foco o desenvolvimento sócio-educacional voltado para o munícipe – frisou o prefeito, durante a reunião com o ministro.

Fernando Haddad também ouviu de Riverton Mussi que a Cidade Universitária está disponível para abrigar mais cursos da UFRJ e da UFF. Hoje, a UFRJ está com inscrições do vestibular em Macaé abertas - até dia 31 – para os cursos de licenciatura plena em Biologia, licenciatura em Química e o Bacharel em Farmácia. As inscrições podem ser feitas pelo site da UFRJ (www.ufrj.br).

O curso de Biologia, que funciona desde 2002, permanece no Núcleo de Pesquisas Ecológicas (Nupem) até 2008, quando, junto com as demais graduações – Farmácia e Química – irão para a Cidade Universitária.

Prefeito apresenta projeto de Escola Técnica Rural a ministro

Riverton Mussi informou ao ministro da Educação, Fernando Haddad, que a prefeitura vai implantar a Escola Técnica Rural na Região Serrana, em Córrego do Ouro. O prefeito pediu apoio do Ministério da Educação no projeto e destacou que também busca parceria da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Rio de Janeiro (Faetec).

A idéia é que a Escola Técnica Rural seja a âncora do processo de desenvolvimento econômico e sustentável da Região Serrana com foco em turismo rural, cooperativas agrícolas e incremento às atividades econômicas sustentáveis.