O prefeito Riverton Mussi se reuniu nesta quarta-feira (11), em Brasília, com o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, para pleitear a liberação dos R$ 6 milhões que estão no Orçamento Geral da União (OGU) deste ano, para a intervenção no tráfego ferroviário na cidade. Os recursos foram incluídos no OGU graças a uma emenda de bancada.
- Como o valor é pequeno para a retirada da linha férrea e do pátio de manobras, a perspectiva é incluir o projeto no PPI para que o recurso seja liberado para a realização do projeto executivo da obra e a retirada do pátio de manobras. Já a transposição da linha férrea ficará para uma segunda etapa – explicou o prefeito, se referindo ao Projeto Piloto de Investimentos (PPI), lançado pelo governo federal em 2005 para garantir o fluxo de recursos em programas avaliados como prioritários.
De acordo com Riverton, o projeto executivo leva seis meses para ser realizado e a obra da retirada do pátio de manobras dois anos. “Vamos apresentar a proposta para a utilização do recurso na retirada do pátio de manobras e com isso, minimizar o problema que as comunidades de Visconde e Miramar e de toda a cidade sofrem com as composições estacionadas no Centro e as manobras”, frisou.
O secretário de Governo, André Braga, ressaltou que a reunião foi importante para discutir a liberação dos recursos para Macaé. “Pedimos para o ministro garantir a liberação destes recursos e ele nos informou que as emendas de bancada serão liberadas no segundo semestre”, pontuou.
Braga comentou que a retirada do pátio é a situação mais urgente porque é a de risco maior para a população, já que se trata de uma área de grande concentração demográfica. Os engarrafamentos provocados pelas composições estacionadas no Centro, os acidentes nas passagens de nível, além do risco de acidentes com vagões carregados de material inflamável são as maiores reclamações dos munícipes em relação ao tráfego ferroviário em Macaé.
Desde que assumiu, o prefeito Riverton Mussi travou conversas com o Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit), o Ministério dos Transportes, a Ferrovia Centro Atlântica (FCA) – detentora da concessão do trecho de linha férrea que corta Macaé – para a transposição da linha férrea e do pátio de manobras.
O secretário de Comunicação, Romulo Campos, comentou a importância da obra para a população de Macaé e o impacto positivo que vai causar a retirada das manobras dos vagões de trem no Centro. “A receptividade do ministro foi boa e agora vamos dar continuidade ao processo”, disse.
O prefeito Riverton Mussi, os secretários de Governo, Comunicação e o presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec), Jorge Tavares Siqueira, participam no Distrito Federal da décima Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, organizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).