logo

Prefeito se reúne com embaixador brasileiro em Angola

17/05/2005 18:50:36 - Jornalista: Sérgio Lopes e Janira Braga

O prefeito Riverton Mussi se reuniu no início da tarde desta terça-feira (17) com o embaixador brasileiro em Angola, Jorge Taunay, e com empresários de Macaé ligados ao setor de petróleo e gás para conversar sobre a capacidade de absorção do mercado angolano dos produtos brasileiros dos mais variados setores e demonstrar os potenciais econômicos do município. Haja vista que Angola e Nigéria representam os maiores produtores da África Austral.

- Estamos expondo as possibilidades das indústrias macaenses expandirem para o exterior. Além disso, sempre buscamos parceiros e estamos abrindo espaço para novas empresas que queiram se instalar no município. Macaé hoje concentra uma grande base industrial de petróleo com potencial internacional – assinalou o prefeito.

Segundo Riverton, Macaé está hoje intensificando a abertura para negócios internacionais. “Estamos mantendo contato com os mercados internacionais da área do petróleo e vamos integrar a World Energy Cities Partnership, entidade mundial de cidades produtoras de petróleo”, destacou o prefeito. O contato para Macaé compor a entidade partiu da participação do prefeito na Offshore Technology Conference (OTC), nos EUA.

Após o encontro com o prefeito, o embaixador proferiu palestra, sobre oportunidades de negócios em Angola para um grupo de 50 empresários, no auditório do Paço Municipal, localizado na sede da prefeitura. O embaixador Jorge Taunay fez um resumo da história de Angola, após conseguir sua independência de Portugal e iniciar um novo ciclo econômico e financeiro depois de passar por uma guerra civil que devastou a nação por mais de 40 anos.

Segundo ele, o Brasil é um dos países que está contribuindo para a reconstrução de Angola e que a sua visita a Macaé teve como finalidade criar intercâmbio e oportunidades para os empresários. “Vale a pena conhecer Angola, por ser um país estável, rico, precisando de tudo e, acima de tudo, é amigo do Brasil”, declarou.

Em relação à participação do poder público municipal fazendo esforço para que as empresas macaenses façam parte desse desenvolvimento, ele achou louvável. “É elogiável essa iniciativa da prefeitura de Macaé. Acho de fundamental importância que o governo se preocupe com o dinamismo e com o progresso do setor empresarial de município”, concluiu.

Antes da palestra do embaixador, o diretor de Logística e Exportação da Odebrecht Internacional, Jairo Elias Flor, mostrou os principais investimentos da empresa em Angola, principalmente, nas áreas de mineração, saneamento, petróleo e gás, o que despertou grande interesse dos empresários. “Nosso maior compromisso é com a geração de empregos e com a geração de oportunidades na cadeia produtiva”, disse Jairo.