Foto: Maurício Porão
Prefeito destaca que pavimentação da Estrada do Sana vai do trecho do portal até a Cabeceira e será um avanço na infraestrutura viária do distrito
O prefeito Welberth Rezende se reuniu, na noite desta quinta-feira (4), no Sana, com representantes de associações de moradores do distrito da Região Serrana e da União das Associações de Moradores da Serra. O vereador Tico Jardim e os secretários de Governo, Juninho Luna; do Interior, Rodrigo Curvelo; de Infraestrutura, Santiago Borges e de Obras, Felipe Bastos, participaram do encontro.
- Agradecemos a vocês pela preocupação com a Serra, temos feito intervenções e há bastante trabalho para ser realizado. Vamos lançar muitas obras pela Região Serrana, a ampliação do serviço de água e esgoto feita pelo município foi expressiva e a Estrada do Sana será o maior investimento em asfaltamento na cidade, com muitas contenções de encostas – destacou o prefeito, lembrando também da ponte que será licitada no Sana.
Welberth destacou que a pavimentação representa um avanço na infraestrutura viária. O presidente da União das Associações de Moradores da Serra, Marceliel Gomes Barcelos, pontuou que em Córrego do Ouro, a reforma da praça, a ampliação da ETA, a sala de politrauma, a coleta de sangue, a acessibilidade das calçadas, o desassoreamento do córrego, a colocação de lâmpadas de led foram algumas intervenções importantes realizadas pela prefeitura.
“Agradecemos ao prefeito por ouvir a Serra”, afirmou Barcelos.
Diversos assuntos de infraestrutura, obras, saúde, proteção animal, meio ambiente foram discutidos.
“Hoje a Região Serrana é representada”, comentou o coordenador da Unidade de Conservação do Sana, da Secretaria de Meio Ambiente, Edson Ricardo.
Humanização
O secretário de Governo, Juninho Luna, ressaltou a disponibilidade do governo em sempre ouvir a população.
“Os membros das associações de moradores são legítimos representantes da população. O que o prefeito quer é a humanização, o município como um todo”, definiu, citando que a pavimentação da Estrada do Sana vai dar mais logística para o turismo.
O vereador Tico Jardim acentuou a importância da Região Serrana para o agronegócio familiar, para a moradia, para o potencial turístico e o ecossistema.
“É sempre importante estarmos ao lado dos moradores para ouvir e conversarmos sobre as melhorias”, constatou.
Segundo o secretário de Interior, Rodrigo Curvello, todas as ações, como o asfaltamento também da Bicuda, visam dar mais qualidade de vida aos moradores e visitantes.
“Estamos na rua com muitas reformas de equipamentos públicos e muita coisa boa está por vir”, apontou.
A substituição de pontes de madeira por metálicas entre os distritos de Frade e Sana e construção e instalação de passarela em Regalo, no Sana, foram lembrados pelo secretário de Obras, Felipe Bastos. Também foram citadas a reforma da quadra e da escola do Frade.
Participaram do encontro Aliny Giurizatto, do bairro Boa Alegria do Sana; Claudia Guerhard Schott, da Cabeceira do Sana; e mais moradores e representantes de outras localidades e distritos.
Estrada do Sana é uma das maiores obras do governo
De acordo com o prefeito Welberth Rezende, a Estrada do Sana é uma das maiores obras de infraestrutura do município no momento. A concorrência pública será no dia 12 de maio, às 10h, no auditório do Paço Municipal, situado à Avenida Presidente Sodré, 534, térreo, Centro. A concorrência é do tipo menor preço global, sob o regime de execução indireta, empreitada por preço unitário, de acordo com as leis em vigência.
O secretário de Infraestrutura, Santiago Borges, detalhou que o projeto de pavimentação e drenagem da Estrada do Sana compreende o trecho do portal do Sana até a Cabeceira com recuperação da pavimentação interna do arraial.
Do Portal do Sana ao Arraial do Sana a extensão é de 6,59 quilômetros; do Arraial do Sana à Cabeceira do Sana a extensão é de 6,36 quilômetros; no trecho do Arraial, em um quilômetro e 390 metros, será feita a recuperação da pavimentação existente em paralelepípedo.
O objetivo da drenagem na Estrada do Sana é canalizar o fluxo da água pluvial ao longo da pista e nas travessias evitando danos à obra e acidentes. A drenagem ocorrerá a partir da escavação mecânica para colocação de tubulações de concreto armado de 400 até 1.750 milímetros de diâmetro e canal pré-fabricado em U com tampa em concreto protendido.
Segundo Felipe Bastos, para a implantação da nova plataforma da Estrada do Sana, será feita a conformação da estrada com aterro e cortes conforme o projeto de implantação e nas áreas próximas às margens para execução dos pontilhões.
A etapa de pavimentação será iniciada com limpeza de terreno, seguida de aterro ou corte de até um metro de altura/profundidade. A seguir, a sub-base recebe 20 centímetros de pó de pedra e a base recebe 20 centímetros de brita graduada.